Maurício Abrão é o novo VP da Associação Americana de Ginecologia

O médico e professor universitário, Maurício Abrão (USP/Beneficência Portuguesa), assume em 2021 a Vice-Presidência da AAGL, Associação Americana de Ginecologia e Laparoscopia, a principal e maior instituição de ginecologia do mundo.

Abrão é o primeiro médico de fora dos EUA a assumir a posição global. Eleito no ano passado para o board executivo da organização, ele assumiu a cadeira após votação com mais de 8 mil médicos ginecologistas de todo o mundo, associados à organização. Desde então ele cumpre um mandato de 4 anos, onde já atuou em 2020 como Secretário-Tesoureiro e agora assume a posição de Vice-Presidente (Segundo Ano, quando presidirá o Congresso Global da Instituição). No próximo ano ele deve ocupar a presidência e em 2023 o cargo de Pós-Presidente.

A trajetória acadêmica e clínica do Maurício Abrão destaca-se por mais de 30 anos, tendo sido responsável por ajudar a investigar uma das principais causas da infertilidade feminina: a endometriose. Estudos desenvolvidos sob o seu comando levaram ao desenvolvimento da melhor técnica não invasiva de diagnóstico da doença, através de ultrassom.

O profissional é referência internacional em cirurgia ginecológica e infertilidade, sendo pesquisador com mais de 150 artigos internacionais publicados, realizando treinamentos e cirurgias por todo mundo. No Brasil, Abrão é professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e Chefe do Setor de Endometriose da Universidade. Também é Gestor do Setor de Ginecologia Avançada da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.