Mater Dei investe em Unidade Cardiovascular e inteligência artificial
A Rede Mater Dei de Saúde anunciou o início da operação da Unidade Cardiovascular (UCV) no CTI do Mater Dei Contorno e a aquisição do software Rapid para os casos de AVC. A nova unidade engloba as Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória reforçando os cuidados no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares, de forma integrada e multidisciplinar.
O Mater Dei Santo Agostinho já possui a Unidade Cardiovascular. De acordo com o hospital, a implantação na Unidade Contorno vem ao encontro desse conceito de rede em que equipes compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos trabalham integrados para a melhor assistência ao paciente e à família.
Inteligência artificial
Para integrar e ampliar a janela terapêutica do protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Mater Dei adquiriu o software RAPID para as unidades Contorno, Santo Agostinho e Betim-Contagem.
O software permite avaliação rápida, segura e precisa da área do cérebro que tem possibilidades de ser recuperada após uma desobstrução do fluxo. Com a aquisição do software, a equipe tem condições de definir a área cerebral que está em sofrimento, mas que ainda se encontra na penumbra isquêmica, o estágio onde ainda não houve morte neuronal e que, com a intervenção adequada no tempo adequado, pode ser recuperada.
“Com essa tecnologia, as equipes atuam de forma integrada desde a emergência, passando pela Medicina Diagnóstica, Hemodinâmica e Unidade Cardiovascular de terapia Intensiva (UCV). Podemos tomar decisões mais objetivas e de maneira segura na assistência ao paciente com AVC minimizando as chances de sequelas, aumentando inclusive em até 24 horas a janela de tratamento”, destaca Felipe Salvador Ligório, diretor médico da Rede Mater Dei.