Mater Dei ultrapassa marca de 500 cirurgias robóticas
Inaugurado em agosto de 2017, o serviço de Cirurgia Robótica da Rede Mater Dei de Saúde ultrapassou a marca de 500 cirurgias realizadas. O presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, celebra a marca alcançada. “Ultrapassar a marca de 500 cirurgias robóticas realizadas no Da Vinci Xi, reafirma nosso compromisso de levar aos nossos clientes o que há de mais moderno e inovador, e mostra que estamos no caminho certo”.
A Rede é a única instituição de Minas Gerais, e a segunda do país, que possui o Robô Da Vinci Xi, o mais moderno sistema robótico atualmente. Os movimentos do robô são controlados, de maneira remota, durante todo o procedimento por médicos cirurgiões treinados e capacitados para utilizar o equipamento. O cirurgião maneja os quatro braços mecânicos do Da Vinci Xi, que podem conter câmeras, pinças e outros instrumentos cirúrgicos.
A partir da mesa operatória, o cirurgião consegue, se julgar necessário, mudar o posicionamento do paciente durante a cirurgia sem que haja interrupção do procedimento cirúrgico, já que os braços do robô acompanham a alteração de posição da mesa.
Para operar no robô Da Vinci Xi, é necessária uma certificação que é obtida por meio de capacitações que duram mais de três meses, passando por simuladores do robô e provas práticas e teóricas, feitas pela empresa fabricante do sistema, a Intuitive. Ainda assim, após treinamento e certificação, os primeiros procedimentos são realizados sob a supervisão de um cirurgião já experiente com a robótica.