Projeto disponibiliza Manual de Cuidados Paliativos para o SUS
O projeto Cuidados Paliativos no SUS, executado pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde lançou a 2ª edição do “Manual de Cuidados Paliativos”, em colaboração com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A nova edição foi apresentada durante o 3º Encontro do projeto, num evento híbrido realizado na sede do hospital na Capital Paulista e com mais de dois mil profissionais de saúde inscritos para acompanhar a transmissão.
O novo manual passou por uma atualização da edição de 2020, buscando acompanhar os últimos avanços no campo dos cuidados paliativos, bem como, trazer novos temas. A publicação visa capacitar e disseminar informações e boas práticas no setor e tem sido um suporte nas ações voltadas aos cuidados paliativos em centros de saúde públicos de todo o País.
O projeto de Cuidados Paliativos no SUS tem impactado o cenário de saúde pública nacional. Para que se tenha uma ideia são mais de 7.800 profissionais de saúde capacitados em todo o Brasil, distribuídos por 32 municípios em 24 estados do país. Até o momento participaram 33 hospitais, 33 ambulatórios de especialidades e 32 serviços de atendimento domiciliar do SUS. Isso demonstra o alcance e a importância desse projeto na melhoria dos cuidados oferecidos aos pacientes com doenças ameaçadoras da vida.
Nas mesas abertas do evento, serviços de saúde participantes do projeto, como o Núcleo Regional de Atenção Domiciliar de Ceilândia-DF, o Ambulatório do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira-GO e o Hospital Municipal de Contagem-MG, compartilharam suas experiências exitosas. O encontro também teve a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, que apresentaram suas perspectivas e planos relacionados à atuação da iniciativa como estratégia para o SUS.
“Temos o compromisso de apoiar na implementação dos cuidados paliativos no SUS. A realização do encontro e o lançamento da 2ª edição do Manual de Cuidados Paliativos representam um marco significativo nessa jornada”, diz Carina Tischler Pires, gerente do Projeto pelo Sírio-Libanês. “Compartilhar conhecimento e melhores práticas colabora para que os pacientes acometidos por doenças ameaçadoras da vida e suas famílias recebam o cuidado necessário para viver com dignidade e conforto. Estamos orgulhosos de fazer parte desse processo e de continuar oferecendo apoio e recursos vitais à comunidade de saúde no Brasil”, finaliza a coordenadora médica do projeto Maria Perez.
Para mais informações sobre o projeto e o manual, basta acessar os links oficiais do PROADI-SUS – site projeto | Faça o download do Manual.