IGCC disponibiliza guia para manejo multidisciplinar do paciente oncológico
O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) acaba de disponibilizar um recurso fundamental para organizações de saúde oncológica: o Guia para Manejo Multidisciplinar do Paciente Oncológico. A publicação inédita oferece diretrizes práticas de como estruturar uma reunião multidisciplinar para a discussão de casos de câncer. Essa união de esforços de especialistas de diferentes áreas é essencial para a qualidade e a ética no tratamento do câncer.
Desenvolvido em parceria com o Complexo Hospitalar Santa Casa e a iniciativa City Cancer Challenge (C/Can), o Guia MDT visa otimizar a coordenação entre os diversos profissionais de saúde envolvidos no cuidado oncológico. A publicação enfatiza a importância do intercâmbio de informações técnicas e da comunicação eficaz entre os profissionais para garantir melhores desfechos aos pacientes, em um cenário de avanços contínuos no diagnóstico de precisão e na terapia multiprofissional.
“A prestação de cuidados oncológicos de qualidade é complexa e depende de uma coordenação cuidadosa entre vários profissionais, do intercâmbio de informações técnicas e de fluxos de comunicação entre os envolvidos. Os avanços nas diferentes disciplinas levaram a um aumento dos diagnósticos de precisão e da terapia multiprofissional, o que promove o intercâmbio entre especialistas no tratamento dos pacientes oncológicos, melhorando seus desfechos”, destaca o líder técnico do projeto, Rafael Vargas.
Segundo o médico, o Guia de 45 páginas foi dividido em oito tópicos, nos quais os profissionais da saúde e gestores vão encontrar conteúdos como: conceitos fundamentais; a importância da governança nas organizações; descrição de compliance, seus pilares e a relação com a integridade corporativa; práticas e ferramentas para promover a transparência interna e externa, entre outros.
Além disso, estará disponível no Guia a estrutura e aplicação do modelo proposto pelo IGCC para avaliar e aprimorar a transparência nas organizações e os passos para a criação e a manutenção de programas eficazes de compliance. A importância de cultivar uma cultura ética e os métodos para sua promoção, indicadores e métricas para acompanhar o desempenho das práticas de governança e compliance e exemplos práticos de organizações que implementaram com sucesso as diretrizes do guia também são conteúdos disponíveis no documento.