Pesquisa mostra uso de ações de marketing por médicos

Mais da metade dos profissionais de saúde não fazem ações de marketing. A conclusão consta na pesquisa realizada pela Livance, startup de consultórios médicos de alto padrão, para entender as estratégias de divulgação no setor e seus resultados. A análise apontou que 55% dos médicos ainda não fazem investimento em marketing. Para boa parte dos pesquisados, a maior dificuldade é a falta de conhecimento na área (40%). Contudo houve um crescimento de 60%, em relação a 2019, no número dos pesquisados que passaram a adotar estratégias de marketing. A pesquisa contou com as respostas de 155 profissionais da saúde.

Outro dado do estudo aponta que grande parte dos médicos não contam com a ajuda de uma agência especializada.  46,7% recebem ajuda de amigos para fazer as ações; 21,3% dos profissionais fazem cursos on-line para se aprimorar. Apenas 10,7% buscam por agências.

 

Entre os meios de divulgação, o Instagram é o preferido dos profissionais com 53,6% de adesão, seguidos por Site (39,3%), Google Ad (27,4%), Facebook (27,4%) e a plataforma Doctoralia (15,5%). Dos entrevistados, 62% estão satisfeitos com os resultados obtidos. A pesquisa também revelou que quem possui uma estratégia perene de marketing atende em média 147% mais.

A partir dos resultados, a empresa pretende auxiliar os profissionais de saúde que queiram investir em marketing e comunicação sem infringir as diretrizes do CRM/CFM.

Modelo Pay Per Use

Para Claudio Mifano, CEO e um dos fundadores da Livance, juntamente com os sócios Fábio Soccol e Gustavo Machado, embora esteja no centro da questão do Covid-19, o setor da Saúde também vem sofrendo bastante devido a pandemia, já que a grande maioria dos profissionais possuem receitas variáveis, e parte significativa de clínicas e hospitais ainda possuem restrições para consultas eletivas, fazendo com que profissionais da saúde fiquem sem ambiente de atendimento e com escassez de pacientes. “Diante de um cenário em que os custos fixos são um problema ainda maior, o nosso modelo de negócio faz ainda mais sentido”, ressalta.

Claudio Mifano (à direita), com os sócios Fábio Soccol (centro) e Gustavo Machado (à esquerda).

No modelo pay per use, os profissionais pagam de acordo com o tempo de uso do consultório, sem custos fixos altos ou aluguel por período. “A nova geração já quer ter um local para usar e pagar só quando tiver algum atendimento. Temos visto também profissionais mais experientes questionando seu consultório próprio e migrando para nossa solução”, conta Mifano.

Dois anos após ao lançamento da startup, a Livance conta com 7 unidades em funcionamento em São Paulo, 6 na capital e 1 em Campinas, e atende mais de 1.100 profissionais de 45 especialidades.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.