Metade dos latino-americanos não se sente plenamente saudável

Apenas 53% dos latino-americanos afirmam sentir-se bem física e mentalmente. Enquanto 64% da população dedica tempo a atividades ou pessoas que lhes proporcionam felicidade para tentar alcançar esse equilíbrio, 37% recorrem a comportamentos compensatórios, como comer fora de hora (18%) ou comprar produtos desnecessários (9%), em busca de alívio imediato.

É o que revela o novo relatório “The Health Effect – How Health Choices Are Shaping Consumer Behavior”, produzido pela Worldpanel by Numerator. O material analisa o impacto das escolhas relacionadas à saúde no comportamento de compra da América Latina.

Principais preocupações

As principais preocupações de saúde na região estão ligadas ao controle de peso e ao excesso de açúcar. Entre as classes média e alta, quase metade dos entrevistados (47% e 49%, respectivamente) cita a balança como foco de atenção – índice que chega a 50% entre pessoas de 36 a 55 anos.

Já oito em cada 10 consumidores procuram reduzir a ingestão de açúcar, embora enfrentem barreiras: 28% consideram as versões sem açúcar mais caras e 28% dizem não gostar do sabor. Para serem atrativos, os produtos sem o ingrediente devem ter ativos naturais (46%), sabor semelhante ao original (30%) e informações nutricionais transparentes (24%).

O avanço dos medicamentos injetáveis para emagrecimento também vem influenciando hábitos de compra. Atualmente, 26% dos lares latino-americanos já ouviram falar desses produtos e 11% afirmam utilizar ou considerar o uso. O interesse é maior no Equador (+45% em relação à média regional), no México (+27%) e na América Central (+9%). Após iniciar ou avaliar o uso desses remédios, 59% reduziram o consumo de bebidas açucaradas, 55% diminuíram produtos gordurosos e 51% passaram a evitar alimentos com açúcar.

O estudo ainda destaca categorias em forte expansão por conta desse novo comportamento. No Brasil, as bebidas proteicas prontas para consumo triplicaram a penetração desde 2023, com aumento de 188% em valor e faturamento acima de US$ 50 milhões. No México, por sua vez, a venda de bebidas sem açúcar e voltadas à hidratação cresceu junto à prática regular de atividades físicas, já incorporada por 61% da população.

Diferentes perfis

O levantamento também identifica três perfis de consumidores: os Health Actives são mais engajados com práticas saudáveis, os Health Moderates buscam equilíbrio e os Health Passives apresentam menor envolvimento com as pautas de saudabilidade.

Em 2025, a distribuição entre esses grupos manteve-se relativamente estável, com mudanças sutis de comportamento. Os Actives caíram de 38% para 34%, enquanto os Moderates subiram de 29% para 33%. Os Passives permaneceram em 33%.

“Parte dos consumidores altamente engajados reduziu o ritmo e migrou para um comportamento mais moderado. Ainda assim, dois terços da população continuam demonstrando algum nível de interesse por práticas ou compras relacionadas à saúde”, comenta Kesley Gomes, Diretora da Worldpanel by Numerator.

Juntos, Health Actives e Health Moderates movimentam mais de 140 bilhões de euros por ano em bens de consumo e realizam cerca de dois bilhões de visitas anuais a pontos de venda.

“Os efeitos da busca pela longevidade com saúde e bem-estar estão redefinindo as prioridades dos consumidores na América Latina. Marcas que compreendem essa mudança e oferecem produtos e serviços funcionais, acessíveis e coerentes com os valores do cliente têm tudo para se destacar em um mercado cada vez mais seletivo”, conclui a executiva.

Metodologia

O estudo “The Health Effect – How Health Choices Are Shaping Consumer Behavior”, da Worldpanel by Numerator, é baseado em mais de 15 mil entrevistas realizadas em nove mercados da região. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.