Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos
Organizado pelas enfermeiras Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e por Dagoberto Rocha, o livro Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos traz um significativo volume de informações acerca da doação de órgãos e tecidos para transplante, contando com a participação, em diversos capítulos, de profissionais que são referências em suas áreas de atuação.
Simone e Kelen, ambas enfermeiras da Organização de Procura de Órgãos (OPO1), sediada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, relatam que nos hospitais onde atuam muitas vezes se deparam com profissionais que desconhecem como proceder quando existe um possível doador. “O manual pode ser considerado como uma ferramenta para guiar e orientar as equipes multiprofissionais”, explica a enfermeira Simone Lysakowski.
O Brasil é o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, mas necessita de profissionais capacitados para ampliar as doações e qualificar o sistema. Hoje, são mais de 50 mil pacientes em lista de espera por um órgão, dos quais 2,7 mil estão no Rio Grande do Sul.
A publicação é pioneira na área e tem seus exemplares comercializados no site da editora. Os organizadores estão em busca de parceiros para viabilizar que o livro chegue a todo o país, levando informação e conhecimento aos profissionais de saúde.
A capa da obra homenageia um menino, autor do desenho, que aguardava em lista de espera por um rim, mas veio a falecer antes de receber o transplante.