KPMG disponibiliza aos funcionários app para monitorar a saúde
A KPMG disponibilizou aos funcionários uma solução que auxilia no monitoramento e preservação do estado de saúde. A solução significa uma transformação digital na relação da empresa com os colaboradores que foi acelerada pela Covid-19. Além disso, vai possibilitar a inclusão de novas funcionalidade num movimento constante de inovação e agregação de benefícios para os funcionários e indicadores e ferramentas de gestão para os gestores.
Na primeira etapa, o app permite fazer um diagnóstico inicial de saúde após o funcionário responder a um questionário com informações sobre o estado de saúde em geral e doenças pré-existentes. Com base nesses dados, a segunda funcionalidade libera uma espécie de passaporte com cores que vai definir os próximos passos dele na empresa: a verde estabelece que ele está apto a ir a trabalhar; a amarela estipula que talvez ele esteja com suspeita e recomenda que ele faça o agendamento de uma consulta de telemedicina; e a vermelha indica que ele precisa ir ao médico de forma presencial.
Num terceiro momento, a ferramenta permite ainda que ele agende uma teleconsulta pelo próprio aplicativo. Além disso, o app monitora a ida do funcionário aos escritórios realizando o agendamento e a liberação deles às dependências da empresa. No próximo passo, a ferramenta apresenta um outro questionário para aferir se os protocolos de segurança estabelecidos foram cumpridos durante o período em que esteve presencialmente na empresa.
Uma outra funcionalidade diz respeito ao plano de comunicações onde estão reunidas perguntas e respostas mais frequentes. Já no plano de gestão de mudanças estão as novas demandas de trabalho que abrangem a mudança de formato de presencial para o home office. Nessa parte, é feita ainda a administração da jornada específica de cada colaborador que é reconhecido como uma persona. É questionado ainda se ele está se adaptando a esse novo modelo, se ele tem preferência por continuar nesse formato e se ele estará inserido em algum grupo de risco naquele momento. Quando esse status for modificado, o funcionado por fazer a alteração no próprio app.
“O aplicativo permite que a empresa identifique de forma personalizada as demandas de cada funcionário. Por isso, a empresa responde a necessidade deles de maneira individualizada para que o resultado seja alcançado da forma mais rápida possível. Além disso, vale ressaltar que essa plataforma digital não vai deixar de ser utilizada com a solução da crise causada pela Covid-19 ao longo prazo porque ela está em constante aprimoramento e evolução e vai se transformar com a inclusão de novas funcionalidades”, explica a sócia da KPMG, Luciene Magalhães.
Por fim, na funcionalidade sobre Recursos Humanos estão listados 95 protocolos com as melhores práticas de todas as indústrias visando à segurança e saúde dos colaboradores.
“Os funcionários da KPMG que precisam atuar em campo com a indústria de agronegócio têm protocolos diferentes daqueles que atuam no setor bancário, por exemplo. Todos esses protocolos dos setores em que a KPMG atua foram reunidos nessa funcionalidade de forma que todos os segmentos estejam cobertos”, explica a sócia.
Além disso, a empresa disponibiliza um call center para os funcionários que não têm smartphone e que não conseguem fazer o download do aplicativo. Dessa forma, os atendentes fazem a inserção dos dados dele na plataforma.
“Os dados gerados são analisados e geram o que chamados de “people analytics” que são indicadores que nos ajudam a construir uma estrutura de retenção de funcionários, de ganho de produtividade e identificação de melhores práticas. Ressalto aqui que essa análise é feita com base no que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, finaliza.