Cremesp lança revista científica direcionada a médicos residentes

Journal of Medical Resident Research (JMRR), primeira revista científica produzida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), será lançada na próxima quarta-feira (19/5), às 20h, em evento online que contará com a participação de seus editores e autores. A publicação é fruto de um trabalho contínuo, de mais de 1 ano e meio, e tem como um de seus objetivos servir como uma plataforma que promova a publicação de conhecimento médico-científico produzido, em especial, por médicos em programas de Residência Médica e em início de carreira.

Desenhada como uma revista trimestral e bilíngue (português e inglês), a JMRR abre espaço para que os autores atinjam audiências internacionais, algo que parece intangível a pesquisadores em início de carreira. Isso é possibilitado pelo rigor científico implementado pelo Cremesp desde o princípio do processo de submissão dos manuscritos — o mesmo adotado por conhecidas revistas científicas no âmbito nacional e internacional, incluindo a revisão por pares.

Apesar dos inúmeros desafios, como a deflagração da pandemia de Covid-19, o Conselho conseguiu que a publicação fosse veiculada de forma online e impressa, com formato apropriado almejando indexação futura à plataforma Scielo — biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros —, e atribuição de DOI (Digital Object Identifier System), essenciais para a confiabilidade técnica e ampliação da divulgação dos artigos, entre outros quesitos.

Nesta primeira edição, a JMRR conta com manuscritos abordando o papel de uma liga acadêmica universitária; o risco de suicídio entre estudantes de medicina; o uso de suturas adesivas na correção de hérnias; o perfil de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico em fraturas proximais de fêmur, além de um relato de caso sobre leimiossarcoma de bexiga, um tipo raro câncer do sistema urinário.

Cabe lembrar que, apesar de seu público-alvo, a revista não exclui médicos já experientes, que se interessem pelos temas discutidos ou que queiram publicar seus artigos.

Com a publicação, o Cremesp busca contribuir com a disseminação de conhecimentos científicos — imprescindíveis, sobretudo, no momento atual — e com a própria Ciência.

O evento de lançamento contará com a presença da presidente do Cremesp, Irene Abramovich, e do coordenador da Assessoria de Comunicação, Edoardo Vattimo, e será transmitido ao vivo por meio do Instagram (@cremesp_crm), Facebook e canal do YouTube do Conselho (https://youtu.be/W-YZwsBwuxY).