Novos jalecos do Grupo São Pietro integram projeto de inclusão social
O Grupo São Pietro apresentou seus novos jalecos que inovam na concepção e no cenário de roupas e enxovais para os serviços de saúde. Produzidos e comercializados em parceria com a empresa Inclusão Confecções e a startup Nanowear, as peças foram confeccionadas por detentos do Projeto de Qualificação Profissional para pessoas privadas de liberdade, da Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN). A iniciativa promove a inclusão e atende a todos os conceitos e princípios ESG – questões ambientais, sociais e de governança.
Segundo Adenisio Junckes, idealizador do projeto Inclusão Confecções, “a empresa tem como princípio ser agente de transformação social através do resgate da dignidade humana, congregando questões de qualificação profissional e humanização. Além disso, a intenção é proporcionar aos profissionais uma nova experiência, com peças confortáveis, confeccionadas com alta qualidade e que contemplam inovação efetivamente, por meio do uso da nanotecnologia da Nanowear”.
A startup Nanowear, instalada no Tecno Puc, criou um Conselho Interdisciplinar de Inovação, com oito profissionais renomados em diversos setores, para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Conforme o CEO da Nanowear, André Flores, a parceria com o grupo evidencia que a nanotecnologia já é uma realidade. “Conseguimos entregar ao mercado ciência, tecnologia, inovação e ESG na prática, com tecnologia que contribui para diminuição de contaminação por vírus e bactérias, além de gerar economia aos hospitais, ao mesmo custo de uma vestimenta ou enxoval “in natura” sem essa tecnologia”, pontua Flores.
Na questão ambiental, a utilização da nanotecnologia gera uma “nano repelência”, reduzindo a sujidade e, consequentemente, a diminuição significativa da utilização de água nas lavagens, ampliando a durabilidade das peças. A alta tecnologia de nanoencapsulamento ainda amplia a proteção das vestimentas contra a contaminação cruzada por bactérias e vírus.
O sócio fundador do Grupo São Pietro, Luciano Zuffo, também membro do Conselho de Inovação da empresa Nanowear, conectou as duas organizações para que, juntas, ampliassem suas ações. Segundo Luciano, em breve os novos jalecos serão entregues aos médicos. “O Grupo pretende ampliar o projeto e incluir os uniformes para todos os colaboradores e enxovais aos pacientes. Essa inovação transforma realidades e, ao mesmo tempo, cuida dos colaboradores e da comunidade onde estamos inseridos”, comenta.