“Islam Solidário” atenderá gratuitamente imigrantes e refugiados
A Federação das Associações Muçulmanas no Brasil – FAMBRAS – promoverá, no dia 20 de outubro, mais uma edição do “Islam Solidário”, que oferece gratuitamente exames de saúde, serviços de beleza e bem-estar, entretenimento, atrações culturais e serviços de cidadania. O evento acontecerá na Praça Padre Bento, no Pari, das 10h às 15h, na esquina com a Mesquita da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil.
Esta edição, devido à sua localização, terá serviços voltados a um público especial: imigrantes e refugiados. Quem explica é Ali Zoghbi, vice-presidente da Federação. “Pari, Bom Retiro, Brás e imediações abrigam muitos imigrantes – que chegaram a São Paulo em busca de melhores condições de vida – assim como os refugiados, que têm o mesmo objetivo, porém, deixaram sua pátria em função de guerra ou conflitos políticos. São pessoas que merecem a nossa acolhida, bem como ter acesso a serviços básicos para que possam recomeçar suas vidas com dignidade”.
Para atingir este objetivo, a organização do Islam Solidário trará para o evento uma unidade móvel do CRAI – o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, serviço público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Por meio de atendimentos em português, creôle e árabe, oferecerá orientação sobre diferentes tipos de regularização migratória; documentação brasileira; abertura de conta bancária; tradução simples de documentos; encaminhamento a serviços da rede de saúde, educação e assistência social; acesso a trabalho e renda; ensino superior, cursos de português e profissionalizantes.
Saúde, beleza, lazer e cidadania para todos
Não só os imigrantes e refugiados, mas todas as pessoas que forem ao Islam Solidário terão acesso a exames oftalmológicos, com doação de óculos para quem necessitar (mediante senha); exames de hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C; orientações odontológica e para realizar o autoexame de mamas; cortes de cabelo, higienização facial e quick massagem.
O Islam Solidário oferecerá ainda, serviços para a emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito (mediante senha); atrações de lazer para os pequenos, regadas a pipoca e algodão doce, além da distribuição de gibis e oficinas de grafite.
Apoiam a FAMBRAS no Islam Solidário entidades internacionais, a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.