IRCAD estende inscrições para programa gratuito de inovação cirúrgica
O apoio de instituições como a Universidade de São Paulo – através da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e entidades como Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED e Associação Nacional das empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – ANBIOTEC Brasil, fez com que o IRCAD (Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas) estendesse até o dia 30 de outubro o período de inscrições para o B.E.S.T – programa educacional promovido gratuitamente pelo Instituto, que combina medicina, empreendedorismo e engenharia a fim de incentivar a inovação cirúrgica no mundo. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará o módulo presencial do programa.
Criado na França em 2011, o B.E.S.T Innovation Course visa reunir profissionais de diversas áreas a fim de desenvolver soluções inovadoras na área médica, através de projetos ou protótipos. Ao todo são dois módulos, o online que teve inscrições prorrogadas e o presencial. No on-line, onde pessoas do mundo todo podem participar, os alunos têm conteúdo exclusivo sobre noções básicas de cirurgias minimamente invasivas, procedimentos laparoscópicos, engenharia clínica e biomédica e empreendedorismo. Já no módulo presencial que acontecerá em Barretos, de 16 a 20 de dezembro, os 20 alunos com melhor desempenho na fase on-line participarão de uma intensa imersão que será realizada com experts do Brasil, Itália, França, Estados Unidos, Bélgica e Holanda.
De acordo com a gerente de marketing do Instituto – Adriana Leonardi, o apoio institucional de entidades reconhecidas pela produção de importantes pesquisas e instrumentos médicos chancela a importância do programa para o país, “O B.E.S.T será uma oportunidade única de discutir sobre as melhores práticas e também de buscar soluções para as principais necessidades que enfrentamos na área”, disse.
Além de participar do programa gratuitamente, o autor do projeto vencedor do programa B.E.S.T terá seu projeto apoiado pela incubadora de empresas de base tecnológica – Supera Parque e será apresentado para a indústria médica mundial.