IoT pode minimizar desperdício de insumos hospitalares
A pandemia de Covid-19 tornou evidente as deficiências da saúde e a necessidade premente de transformação digital para ajudar a garantir aperfeiçoamento de processos, melhor gestão de recursos e modernização para garantir um atendimento mais satisfatório e eficiente aos pacientes. Dentro desse contexto, a IOT (Internet of Things) tem ajudado o setor a evitar o desperdício de insumos hospitalares, medicamentos, vacinas, materiais e tecidos biológicos, que muitas vezes são mal armazenados e transportados, comprometendo a qualidade e a segurança na utilização.
Para Murilo Silva, diretor de soluções da Fuse IoT, os desafios do setor são enormes, mas a tecnologia pode ser utilizada a favor das empresas para que se tornem mais produtivas, efetivas e reduzam custos em prol da oferta de melhores serviços e excelência de atendimento. “Em 2018, na cidade de Guaçuí, no Espírito Santo, foram desperdiçadas 2 mil doses de vacinas de febre amarela devido a problemas de armazenagem. Outro exemplo ocorreu em Rio Claro, no Estado de São Paulo, onde 22.000 doses de vacinas e medicamentos foram inutilizados por problemas de refrigeração, causando prejuízos milionários a população, isso sem contar o enorme prejuízo para segurança sanitária do País”, comenta Silva.
Soluções customizadas de IoT podem contribuir para um melhor controle da armazenagem e das condições de transporte, além do monitoramento on-line dos recursos e a integração entre tecnologias e aplicações. “Com a adoção de uma solução de IoT, um médico responsável pelo setor de imunização, por exemplo, recebe um alarme em seu celular, via SMS ou e-mail para saber se a temperatura das vacinas está correta e se existe algum desvio pode, de imediato, acionar uma contingência, ou tomar qualquer outra decisão em tempo real para sanar o problema na raiz”, explica o executivo;
Segundo Silva, a segurança e confiança em processos de auditoria, organização e rapidez na tomada de decisões, facilidade de acesso e controle propiciados pelas soluções da IoT liberam tempo dos colaboradores das empresas de saúde, para que atuem em atividades mais estratégicas no aprimoramento dos processos e no atendimento aos pacientes. “Isto porque, por meio de monitoramento inteligente de toda a cadeia do setor da saúde, contribui para que hospitais, clínicas, laboratórios e outras empresas do setor de saúde aprimorem suas operações, ganhando eficiência e reduzindo custos”, conclui.