Hospital Evangélico de BH inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa
Unidade de negócios do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (AEMG) com foco em ensino e pesquisa em saúde, o Instituto Euler Borja (IEB) acaba de inaugurar sua sede, no bairro Santa Efigênia – região hospitalar da capital mineira – com estrutura completa para a realização de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento de até 120 horas, com carga horária teórica e prática sobre temas técnicos e de gestão em saúde.
Além da nova sede, o espaço anexo ao Hospital Evangélico de Belo Horizonte, no bairro Serra, continuará ativo para garantir o suporte necessário aos Programas de Residência Médica da instituição, que oferece vagas para 10 especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Nefrologia, Urologia e Oftalmologia.
Segundo a gestora geral, Juliane Camargos, o IEB passou a ser uma unidade autônoma de negócios do grupo a partir de janeiro deste ano e prevê ampliação das atividades para formar profissionais de saúde que, além do conhecimento técnico, tenham uma visão gestora e estratégica da atividade que desempenham. “Na saúde, é importante termos o conceito de gestão ampliado, pois além da gestão administrativa propriamente dita, cada profissional integra uma linha de processos e de cuidados que visa oferecer a melhor experiência para o paciente e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade da organização”.
Entre os diferenciais dos programas de ensino ofertados pelo IEB estão a garantia do treinamento prático na rede assistencial do HE na capital, e a expertise em especialidades médicas estratégicas, como Nefrologia e Oftalmologia. “A busca por profissionais qualificados existe em todas as especialidades, porém na Nefrologia observamos um baixo número de especialistas, o que impacta não apenas a oferta do serviço pelo HE, mas também o mercado ampliado”, ressalta Juliane Camargos.
Para elaborar os programas, o IEB tem mobilizado o corpo clínico do HE. “Temos um corpo clínico diverso e muito competente que pode dar suporte para treinamentos internos e externos que atendam às necessidades das instituições de saúde, para contribuir com a a melhoria da qualidade assistencial”, destaca.
Gestor científico do IEB e diretor clínico do HE, Gabriel do Carmo, ressalta que a ideia de constituir um Instituto de Ensino e Pesquisa no Hospital Evangélico de Belo Horizonte foi concebida em 2015, “Diante do aumento no número de residências médicas credenciadas em nossa instituição, fica claro a necessidade de retribuir à população não somente a assistência médica, o motivo inicial da existência da AEBMG, mas também contribuir para a construção do conhecimento em várias frentes. Assim, a ampliação do escopo do Instituto é mais um compromisso da instituição com o atendimento médico hospitalar de qualidade para a população”, conclui.