Hospital Oswaldo Cruz abre inscrição para Programa de Voluntariado
Em meados de 2020, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz implementou o seu Programa de Voluntariado, que tem inscrições reabertas este mês. O projeto foi elaborado com o objetivo de abraçar pessoas que ao longo dos anos acabam manifestando o desejo de doar parte de seu tempo para oferecer atividades voluntárias ao público atendido na Instituição. De acordo com a Diretora-executiva Assistencial do Hospital, Fatima Silvana Furtado Gerolin, o propósito de estimular ações voluntárias em ambiente hospitalar é proporcionar momentos de socialização, integração e descontração às pessoas que estão no hospital, seja paciente internado, em procedimentos, consultas e exames ambulatoriais que necessitem de acolhimento, ajuda ou companhia.
As vagas disponíveis são para atuação no atendimento ambulatorial, no Centro Especializado em Nefrologia e Diálise, recepções e Unidades de Internação da Instituição. Além de orientação e do encaminhamento ao destino, atividades como leitura, palavras cruzadas, vivências musicais e jogos como damas, xadrez, dominó e baralho, podem ser desenvolvidas pelos voluntários com os pacientes internados ou em procedimento de hemodiálise. Os voluntários também podem atuar no acolhimento e orientação de familiares e visitantes que circulem pela Instituição. “O Projeto Voluntariado segue os conceitos do modelo assistencial próprio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz que preconiza o atendimento individualizado, integral e humanizado, com o paciente e o familiar no centro do cuidado”, ressalta.
Para fazer parte desde projeto é preciso que o candidato tenha mais de 18 anos e que disponha de pelo menos seis horas semanais para o desenvolvimento das atividades com os pacientes internados e atendidos ambulatorialmente na Unidade Paulista e no Hospital Vergueiro. Para participar é necessário preencher um cadastro no site do Hospital acessando o Link, depois disso, será marcada uma entrevista individual com responsáveis pelo Programa.
Após a seleção, os novos voluntários passarão por um treinamento de oito horas, divididos em dois dias, que é presencial e obrigatório. Durante a capacitação os candidatos terão acesso à introdução ao voluntariado, regime jurídico do voluntariado, normas e rotinas, protocolos e história da Instituição. Ao longo desse período também será possível conhecer o escopo do trabalho a ser desenvolvido e, ainda, ouvir relatos de experiência de voluntários de outros programas.