InRad do HCFMUSP recebe “Selo Instituição Amiga do Idoso”
O InRad FMUSP (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) foi certificado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com o “Selo Instituição Amiga do Idoso”, na categoria nível inicial. A instituição é o primeiro centro de diagnósticos do Estado a conquistar este reconhecimento.
Dividido em quatro níveis (adesão, inicial, intermediário e pleno), o Selo é um estímulo às instituições que buscam promover um ambiente acolhedor e seguro, além de incentivar o envelhecimento saudável e ativo. Alinhando-se aos objetivos da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O processo de certificação começou há um ano e foi um dos projetos mapeados no ciclo de planejamento estratégico do instituto do ano de 2024-2026. Entre outras iniciativas, foram realizadas melhorias na gestão, comunicação, ambiência e a constituição de um time multidisciplinar envolvendo as áreas: gestão de pessoas, assistência ao paciente, infraestrutura, qualidade, atendimento e humanização.
“Mais do que um Selo, a certificação representa um compromisso contínuo com a qualidade, a humanização e o envelhecimento digno. É mais um exemplo do papel que o SUS pode e deve desempenhar no cuidado à pessoa idosa, com qualidade, respeito e responsabilidade”, explica a gerente de qualidade do InRad, Juliana Vecchia, uma das responsáveis pela adesão da instituição ao programa.
De acordo com Juliana, para alcançar o nível intermediário, a Secretária de Saúde estabelece um prazo de até dois anos para que as instituições cumpram os requisitos necessários. O InRad já está trabalhando para isso e a expectativa é de alcançá-lo em julho de 2026.