Plataforma promove acesso à educação médica continuada em oncologia
Em um cenário de avanços científicos acelerados e de grande volume de novas informações, manter-se atualizado é um desafio constante para médicos oncologistas. Pensando nisso, a GSK desenvolveu o InOVAR, uma plataforma de educação médica continuada que vem transformando a forma como especialistas de todo o país se atualizam sobre câncer de ovário e de endométrio. O programa combina encontros presenciais, discussões de casos clínicos em ambiente digital e webinars interativos, permitindo que o aprendizado aconteça de forma flexível, planejada e no ritmo de cada participante.
As inscrições para a nova coorte já estão abertas por meio do site, e são destinadas a médicos oncologistas. O programa oferece 40 vagas, preenchidas por ordem de inscrição, e tem início previsto para 6 de março.
A jornada começa com um encontro presencial, que será aberto por um Workshop de Comunicação Científica. Na sequência, os participantes seguem para suas respectivas trilhas científicas, ovário e endométrio. Cada trilha será inaugurada com uma aula magna conduzida por especialistas de referência.
No módulo de câncer de ovário, a aula magna será ministrada pelo cirurgião Gustavo Guitmann, chefe do Departamento de Ginecologia Oncológica do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e coordenador da área na Américas Medical City. Já na de câncer de endométrio, será a patologista Filomena Carvalho, professora associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O programa começa com um encontro presencial, que promove networking e atualização científica. Em seguida, os participantes recebem casos clínicos reais para analisar e propor condutas, com tempo para estudar e consultar a literatura.
As respostas são discutidas diretamente na plataforma, de forma assíncrona (cada um no seu tempo), com feedbacks dos especialistas. O ciclo ainda inclui webinars para aprofundar as discussões em grupo e uma biblioteca digital com artigos e materiais de referência.
Andreia Melo, especialista em oncologia ginecológica e mentora do programa, destaca que o InOVAR rompe com o modelo tradicional de eventos médicos, muitas vezes, restritos a palestras presenciais e com pouco espaço para debate. “A oncologia muda muito rápido. Temos verdades científicas que são provisórias, e acompanhar todas as atualizações é um desafio enorme. A plataforma oferece um espaço estruturado, planejado e flexível para que o médico possa estudar, refletir e discutir casos reais com base em evidências científicas claras e atuais”, afirma Melo. “Trocar experiências é fundamental na medicina. O InOVAR é um ambiente rico, colaborativo e estimulante. Recomendo que todos os oncologistas participem do programa”, complementa.
Por ser online e flexível, médicos de todas as regiões do Brasil podem participar, inclusive de áreas onde eventos presenciais são raros. Atualmente, a iniciativa conta com médicos de 12 estados brasileiros, de todas as regiões do País.
“Na GSK, acreditamos que aprimorar a prática médica é gerar um impacto direto na vida dos pacientes. Quando o médico está atualizado com o que tem de mais novo na medicina e conectado com colegas para discussão de prática clínica, ele passa a ter um arsenal de ferramentas para melhor manejo da doença. Nesse sentido, o InOVAR representa nosso compromisso em equipar os oncologistas brasileiros com o conhecimento necessário para transformar a vida dos pacientes”, conclui Fabiana Reis, gerente médica da GSK.
