Projeto OpenCare 5G do InovaHC vence Prêmio ABDI ANATEL
O projeto OpenCare 5G, iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas (InovaHC) para uso de rede privativa com arquitetura Open RAN, foi o vencedor na categoria Rede Privativa – Smart City/Saúde/ Educação/Transporte do Prêmio ABDI ANATEL de Redes Privadas.
Esse projeto faz parte da parceria firmada em 2021 entre InovaHC, Escola Politécnica da USP (POLI-USP), Deloitte, ABDI, Siemens Healthineers, Itaú, Telecom Infra Project (TIP), NEC, Positivo Servers & Solutions, que tem como objetivo viabilizar exames de ultrassom à distância em comunidades desassistidas, especialmente as indígenas, conectando médicos radiologistas em grandes centros com profissionais de saúde locais e pacientes por meio da tecnologia 5G.
“É uma honra receber tal reconhecimento. Quando pensamos o OpenCare 5G, tínhamos como objetivo democratizar a medicina e vencer os obstáculos como a falta de estrutura e equipamentos, portanto receber o Prêmio ABDI ANATEL mostra que estamos no caminho certo, atingindo nossos objetivos.” – declara Giovanni Cerri, presidente do Conselho do InovaHC.
Esta é a primeira rede 5G brasileira na saúde desenvolvida com o conceito Open RAN (do inglês Open Radio Access Networks ou Rede de Acesso de Rádio Aberto), que ao gerar um ecossistema aberto de provedores, estimula a inovação e acelera o desenvolvimento e disponibilidade ao mercado.