Indústria de dispositivos médicos exportou US$ 75 milhões em abril
O Brazilian Health Devices (BHD), iniciativa setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem como objetivo fomentar as exportações das indústrias de dispositivos médicos e ampliar o relacionamento com outros países, especialmente do continente americano – maior comprador dos produtos nacionais. Para isso, a entidade vem investindo em ações focadas na região. Em abril deste ano, o segmento exportou US$ 75 milhões em produtos para diversas partes do mundo, superando em 22,3% o valor médio exportado no primeiro trimestre que ficou em US$ 61,3 milhões.
Em comparação ao mesmo período de 2021, as áreas de odontologia e médico-hospitalar são as que apresentam maior avanço, respectivamente 26,64% e 17,5%. Estes segmentos também foram responsáveis por 81% do valor total de dispositivos médicos exportados pelo país nos quatro primeiros meses de 2022. Entre os itens estão instrumentos e aparelhos para odontologia; preparações para higiene bucal; dentes artificiais de acrílico; produtos e cimentos para obturação dentária; pensos adesivos; válvulas cardíacas; agulhas para sutura e aparelhos de eletrodiagnóstico.
Projeto Comprador
No mês de maio, foi organizada uma nova edição do Projeto Comprador, desta vez, buscando oportunidades para a exportação de dispositivos médicos para a América Latina. A ação previa a realização de rodadas de negócios virtuais e permitiu que as empresas participantes negociassem com mais de 40 compradores latino-americanos.
Além disso, para abrir a lista de eventos internacionais do segundo semestre, 34 empresas apoiadas pelo Projeto estarão na FIME (Florida International Medical Equipment Trade). A feira, considerada a principal do setor médico-hospitalar das Américas, será realizada de 27 a 29 de julho, em Miami (EUA). Esta será a 18ª participação do BHD no evento e marca o retorno da iniciativa ao pavilhão da FIME, após dois anos de afastamento em decorrência da pandemia de Covid-19.
“Em 2019, última vez que estivemos na FIME, empresas brasileiras participantes do BHD geraram, aproximadamente, US$ 1 milhão em novos negócios durante os três dias de exposição. Nossa expectativa para este ano é de retomar a proximidade com compradores e distribuidores que atendem todo o território americano, incluindo a América Latina”, comenta José Fernando Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.
Paralelamente à FIME ocorre o Annual Meeting & Clinical Lab (AACC). O principal e mais importante encontro do setor de produtos para laboratório e diagnóstico dos Estados Unidos, com data marcada para o período de 24 e 28 de julho, em Chicago (EUA), o qual também contará com um pavilhão brasileiro organizado pelo BHD.
Para Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, estas ações fortalecem a imagem da indústria nacional perante o mercado externo. “Além disso, permitem que as fabricantes brasileiras apresentem seus produtos diretamente aos principais compradores de companhias estrangeiras”, destaca Fraccaro.