ImpulsoGov, que aprimora serviços de saúde pública, recebe R$ 12 milhões
A ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que apoia gratuitamente governos no aprimoramento de serviços de saúde pública, anuncia que recebeu um investimento de R$ 12 milhões para a ampliação da plataforma Impulso Previne, software que mostra, para as prefeituras, quem são as pessoas que o SUS ainda não consegue atender. O recurso foi destinado pela associação civil independente Umane, via programa Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES cofinanciada pelo setor privado e gerida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). O montante total da doação foi dividido igualmente entre as duas entidades (Umane e BNDES).
“Trata-se da maior doação que já recebemos. Estamos muito contentes com esse marco, pois no cenário brasileiro não é comum ONGs receberem doações de tal magnitude. Esse investimento vai permitir que mais de 200 cidades do Norte e Nordeste tenham acesso às ferramentas que já oferecemos para outros municípios ao redor do país. Cada município saberá, por exemplo, quem são todas as crianças não-vacinadas naquela cidade, usando dados do próprio município – informação crucial para orientar o trabalho dos profissionais de saúde”, destaca João Abreu, diretor da ONG.
“Entendemos que a Atenção Primária à Saúde, como ordenadora do cuidado e do acesso ao SUS, é estratégica na saúde materno-infantil e na atenção integral às condições crônicas de saúde. Para isso, é primordial avançarmos em monitorar os serviços prestados por meio dos dados e esse é o grande diferencial da iniciativa. Essa parceria é valiosa, pois a ImpulsoGov efetivamente ajuda o SUS localmente a encontrar seu usuário, cadastrá-lo e a monitorar sua condição de saúde. A Umane busca contribuir com soluções para que todo o país, sobretudo as regiões que mais necessitam de acesso à saúde, possa se beneficiar de tais tecnologias”, comenta Thais Junqueira, superintendente geral da Umane.
“Este foi o projeto-âncora do nosso edital Juntos Pela Saúde, ou seja, desde o começo admiramos a ideia e a capacidade de execução, a ponto de selecioná-lo no edital como projeto-âncora, ainda em 2022. É com satisfação que, agora, celebramos essa importantíssima parceria, para levá-la adiante, reduzindo a desigualdade regional no acesso à saúde que ainda persiste no Brasil, mesmo dentro do SUS”, diz Carla Reis, Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES.
“Sabemos da importância e da magnitude deste projeto e, ao selecioná-lo como beneficiário do Programa Juntos pela Saúde, certificamos o nosso compromisso em impactar os contextos de saúde das regiões Norte e Nordeste, ampliando o acesso da população a serviços de qualidade”, conta Paula Fabiani, CEO do IDIS.
Impulsionando a saúde pública na prática
Com o dinheiro em caixa, a ONG poderá dar maior escala para o Impulso Previne – solução gratuita e digital que centraliza em uma plataforma dados, análises e recomendações sobre o financiamento federal da Atenção Primária e os principais indicadores de prevenção em saúde, para apresentá-los de forma rápida e descomplicada aos gestores de saúde. Hoje, a iniciativa apoia sem custo algum mais de 80 municípios de todo o país, e com este novo aporte expandirá para mais 240 municípios das regiões Norte e Nordeste.
Particularmente para este apoio/parceria, a doação será direcionada para que a plataforma possa impulsionar melhorias nas ferramentas de gestão dos principais indicadores de prevenção do SUS: vacinação infantil, diagnóstico precoce do câncer de colo de útero (papanicolau), pré-natal adequado das gestantes, e acompanhamento de pessoas com diabetes e hipertensão. São todos os indicadores do Previne Brasil, atual programa de financiamento federal, que faz repasses aos municípios conforme eles melhoram nestes indicadores.
Para alcançar essa meta, foram estabelecidos objetivos específicos, incluindo o aprimoramento das listas nominais – que indicam, por exemplo, quem são as mulheres que ainda não fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero e quem é a equipe de saúde responsável por identificá-la e oferecer o exame – e também trilhas de capacitação.
O produto oferece ainda apoio técnico especializado aos profissionais de saúde, para desenvolverem planos de ação de melhoria de cada indicador a partir das ferramentas disponibilizadas. E ao longo da parceria, além da maior escala, será desenvolvida uma funcionalidade de envio de mensagens personalizada para facilitar a comunicação entre profissionais de saúde e cidadãos, melhorando a adesão aos cuidados preventivos no SUS.
Ao longo do projeto, serão ainda aprimoradas as listas nominais e trilhas de capacitação existentes, e novas funcionalidades serão lançadas, beneficiando não apenas os 240 municípios envolvidos, mas também os outros que já possuem acesso à plataforma, por se tratar de um produto digital.
Além disso, as funcionalidades relacionadas aos indicadores de pré-natal e doenças crônicas serão melhoradas, enquanto as do indicador de saúde da mulher serão monitoradas e complementadas conforme necessário. A ONG também se dedicará ao desenvolvimento das funcionalidades de vacinação infantil.