O impacto das Healthtechs no mercado de Saúde

Por Iomani Engelmann

Nos últimos cinco anos, o número de empresas de tecnologia em saúde no Brasil explodiu com um aumento de mais de 140%, segundo o último relatório do Distrito sobre Healthtec. No Brasil, os investimentos somaram 90 milhões de dólares em negócios inovadores de saúde somente no primeiro trimestre do ano passado, cifra que corresponde a 85% do total investido em todo o ano de 2020. Para 2022, a expectativa é que o setor acumule mais de 200 milhões de dólares investidos.

Com todo este impacto, durante os últimos dois anos foram realizados diversos IPOs (abertura de capital na Bolsa de Valores) de empresas de saúde, o que também reforça o futuro muito promissor que se desenha para estas empresas.

De acordo com levantamento da BenCorp, o segmento de saúde digital movimentou, somente em 2021, U$ 344 milhões, um crescimento de 329% em relação ao ano anterior. Mas, mesmo que muitas companhias do setor tenham avançado bastante nessa jornada da transformação digital, ainda existe um longo caminho de inovação pela frente.

Já é – e será cada vez mais visível – a evolução dos sistemas de ERP e Inteligência Artificial, por exemplo, que ampliam as funções e soluções inteligentes para o dia a dia dos médicos e pacientes. Um dos pontos de evolução está nos agendamentos de consultas. Hoje, 95% do agendamento de consultas e exames ainda é feito por telefone ou de forma presencial. Com a pandemia, a maioria das pessoas está evitando sair de casa, trabalhando excessivamente e, na hora de agendar um exame, é importante que tenham acesso ao recurso online. O trivial ainda é feito de forma manual e, por isso, é preciso que a experiência seja melhorada sempre, diminuindo o atrito em processos já existentes e, consequentemente, levando muito mais acesso à saúde para todos os pacientes.

Hoje, procuramos um médico quando estamos doentes. Deveria ser diferente. O paciente não precisa ter, necessariamente, um sintoma para que precise procurar um médico. O ideal é que ele tenha acesso ágil e rápido a especialistas e que seja acompanhado de perto por um time especializado e comprometido constantemente e não apenas no momento da dor. A grande missão na área da saúde hoje é criar essa consciência de uma jornada contínua e facilitar os processos, de forma que seja cada vez mais próxima a relação entre médicos e pacientes.

As pessoas estão vivendo mais e precisam se cuidar para aproveitar a longevidade com saúde e disposição. É cada vez mais alto o percentual dos rendimentos das pessoas destinado a gastos com saúde. Levar informação e mudar, de certa forma, este cenário exige que o setor atue de forma estruturada. Neste caminho, vejo a healthtechs como parte fundamental. É preciso investir continuamente em tecnologia, dados e IA para agregar ao mercado e, na ponta final, impactar positivamente os pacientes e a sociedade. E estamos juntos nessa missão de atuar mais de forma preditiva e menos nas urgências e na dor.


*Iomani Engelmann é sócio-fundador e Diretor de Marketing e Novos Negócios da Pixeon.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.