Instituto Horas da Vida inaugura Projeto para combater fake news

O Instituto Horas da Vida lançou o Projeto Cuide-se, em parceria com o canal Catraca Livre, para divulgar vídeos sobre saúde, com os objetivos de democratizar o acesso à informação de qualidade e de combater as fake news. Os primeiros temas são vacinas, apresentado por Gonzalo Vecina Neto, médico especializado em saúde pública, e a primeira vez no ginecologista, comentado pela médica Marianne Pinotti, especialista em saúde da mulher. Outros grandes nomes da medicina no Brasil participarão da iniciativa, como a pediatra Ana Escobar (tema saúde na primeira infância) e o oftalmologista Julio Abucham (problemas na visão e sinais de doenças graves).

De acordo com o médico e fundador da ONG, João Paulo Nogueira Ribeiro, a iniciativa pretende trazer o que o Instituto faz em ‘horas’ de atendimento por voluntários e mutirões para ‘minutos’ de vídeos com informações úteis e confiáveis. “A ideia é conectar o tempo e a sabedoria de grandes especialistas e, do outro lado, pessoas interessadas em cuidar mais da sua saúde”, conta. “Ainda vivemos num modelo mental em que é privilegiada a doença, e não a saúde; precisamos passar a exercitar a prevenção e a promoção da saúde”, explica o médico, que, a partir de sua experiência na Geriatria, também gravará um vídeo sobre como se preparar para a velhice.

A parceria com o Catraca Livre é fruto do envolvimento do jornalista Gilberto Dimenstein, criador do canal, com o Instituto Horas da Vida, onde atua como embaixador desde 2015. “Tem muita informação mentirosa na internet; tem também muita informação de qualidade, mas numa linguagem técnica, pouco acessível”, comenta João Paulo Nogueira Ribeiro. “Ficamos felizes em, mais uma vez, unir forças neste desafio de combater as fake news e, ao mesmo tempo, aproximar as pessoas de conceitos e práticas que podem ajudá-las e incentivá-las a se cuidar mais e melhor”, finaliza.

SERVIÇO:
Projeto Cuide-se – vídeos sobre saúde
Acesso livre e gratuito pelos sites:
www.facebook.com/horasdavida
www.catracalivre.com.br/videos