IBM prestará serviço voluntário de consultoria ao Governo de SP
A IBM anunciou que seus funcionários alocaram mais de 26 mil horas de trabalho voluntário, usando a tecnologia como um facilitador, para ajudar instituições educacionais, ONGs, governos e empresas a desenvolver iniciativas e programas que apoiem a sociedade e as comunidades em toda a região durante a pandemia de Covid-19. As horas gastas são equivalentes a mais de 12 anos de trabalho contínuo.
A tecnologia desempenha um papel fundamental neste momento sem precedentes, possibilitando o trabalho remoto e a prestação de serviços, permitindo o desenvolvimento de novos modelos de educação à distância e acelerando a criação de soluções para ajudar governos e entidades a responder a questionamentos ou dúvidas dos próprios cidadãos.
“A chave para fazer a diferença na transformação de nossa sociedade é acompanhar organizações, instituições educacionais, governos e empresas no caminho da digitalização”, ressalta Ana Paula Assis, Gerente Geral da IBM América Latina. “Nesses momentos sem precedentes, como o que estamos vivendo, tenho orgulho de que os ‘IBMistas’ tenham se unido para colaborar com nossa comunidade, possibilitando o uso da tecnologia; fornecendo recursos, experiência, tempo e dedicação para fazer a diferença para os cidadãos e para nossa sociedade”.
Nessa linha, as horas de voluntariado dos ‘IBMistas’ foram dedicadas principalmente a programas de treinamento para professores e alunos, tradução de conteúdo, consultoria de negócios, desenvolvimento e adaptação de soluções que usam IA, Cloud ou Blockchain e orientação on-line, entre outros.
Alguns dos programas desenvolvidos
• Serviços de consultoria para o Governo do Estado de São Paulo
A IBM ajudará nas próximas etapas do projeto InovaHC – um movimento para incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – para promover o desenvolvimento de um ecossistema que possibilite a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural entre os setores público e privado. Além disso, os consultores também apoiarão o design, o planejamento e os recursos necessários para escalar um piloto para acelerar a adoção de novas tecnologias, como IoT, Blockchain e Cloud, por pequenas e médias empresas do Estado.
“Temos orgulho em anunciar que trabalharemos com o Governo do Estado de São Paulo para continuar desenvolvendo um ecossistema colaborativo que permita a transferência de conhecimento científico, bem como o uso e aplicação de tecnologias disruptivas como Blockchain, Cloud e Inteligência Artificial em todo o Estado”, afirma Thais Marca, gerente geral de IBM Services América Latina.
• Localizando a solução Watson Assistant for Citizens
A IBM está entregando esse serviço globalmente e de forma gratuita para ajudar governos e entidades a responder perguntas frequentes sobre a Covid-19. Para oferecer a solução na região, os especialistas da IBM dedicaram seu tempo a treinar o assistente virtual, no idioma local, incluindo informações importantes para os cidadãos sobre cada cidade ou país. Atualmente, o Governo Nacional da Colômbia e a Sociedade Mexicana de Pneumologia e Cirurgia Torácica são algumas das instituições que já lançaram a solução.
• Aliança Cisco + IBM para continuidade virtual de classes
A IBM e a Cisco firmaram uma parceria para ajudar as instituições educacionais da América Latina a continuar com suas aulas regulares usando a plataforma Cisco WebEx a partir do conhecimento dos voluntários da IBM. Mais de 1.100 “IBMistas” ministraram aulas para os professores, para que eles pudessem tirar o máximo proveito da plataforma, bem como ajuda telemática em tempo real para resolver quaisquer questões ou problemas técnicos. Mais de 9.300 professores e educadores foram treinados, atingindo mais de 164.000 estudantes em toda a região.
• Localização e desenvolvimento de conteúdo para Open P-Tech
Esta é uma plataforma gratuita de educação digital, disponível em espanhol, português e inglês, com o objetivo de oferecer a jovens e educadores treinamento em segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de habilidades profissionais como redação de currículo e entrevistas. Os voluntários da IBM desenvolveram atividades relacionadas ao avanço do programa na América Latina, como a criação do plano de atividades, webinars, desenvolvimento de vídeo e tradução de conteúdo, para que a plataforma esteja localizada de acordo com as necessidades dos países da região. Atualmente, mais de 13.400 estudantes estão registrados na plataforma na América Latina.