IBCMED Faculdade lança pós em Neurologia Clínica

Faculdade IBCMED acaba de lançar o curso de pós-graduação lato sensu em Neurologia Clínica. Segundo a coordenadora, Dra. Jeanette Farina, a Neurologia é uma das áreas da Medicina que mais se beneficiou dos avanços tecnológicos recentes. “Isso permite avaliar não só a estrutura do sistema nervoso de maneira acurada, como observar os aspectos do funcionamento de diversos sistemas cerebrais in vivo e de forma inócua, e avaliar a imagem em nível molecular. Podemos identificar como diversos sistemas funcionais interagem e como é sua resposta a lesões ou a estímulos cognitivos diversos”, esclarece.

O curso já está com inscrições abertas e inicia em janeiro de 2020. Com duração de 24 meses e modalidade presencial, também deve oferecer treinamentos teórico-práticos. Mais informações no portal da Faculdade.

Doenças Neurológicas

Dra. Jeanette explica que o curso visa estimular o estudo das Neurociências e capacitar o aluno a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças neurológicas mais prevalentes.

Além disso, a coordenadora da nova Pós do IBCMED diz que, com o curso, o interessado irá aprender a importância do trabalho multidisciplinar, conhecer centros de excelência e referenciamento para a discussão de casos de maior complexidade.

Avanços Tecnológicos

O curso buscará, ainda, informar sobre os principais avanços de novas tecnologias e inteligência artificial aplicadas atualmente à Neurologia, bem como incentivar que o aluno se associe à Academia Brasileira de Neurologia como membro associado discente.

Oportunidades de Trabalho

Algumas doenças neurológicas como migrânea, AVC e demências apresentam alta prevalência e qualificar-se para um atendimento mais diferenciado nessas áreas abre oportunidades de trabalho, principalmente nas regiões onde ainda não existem especialistas. Da mesma forma, o curso é um incentivo para que o estudante busque, futuramente, os pré-requesitos necessários para a obtenção do título de especialista na área de Neurologia pela AMB.

Coordenação

Dra. Jeanette Farina é médica Neurologista e Neurofisiologista Clínica, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Núcleo da Memória do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS). Principais áreas de atuação: Neurologia Cognitiva e Neurofisiologia da Cognição.