Laboratório Qualitá otimiza processos de diagnóstico com inteligência artificial
O Laboratório Qualitá tem incorporado a Inteligência Artificial (IA) para otimizar e transformar os processos de diagnóstico médico. Desde a implementação dessa tecnologia, os exames realizados nas unidades do laboratório ganharam mais agilidade, precisão e confiabilidade. De acordo com o assessor científico do Laboratório Qualitá, Daniel Bedinote da Rocha, a IA tem sido um dos maiores aliados da instituição para a evolução dos processos laboratoriais.
“A Inteligência Artificial tem várias aplicações no nosso dia a dia, mas um dos exemplos mais fáceis de entender está na liberação dos laudos. A IA, vinculada ao nosso sistema de gerenciamento de laudos, sinaliza para o analista clínico, quais são os exames merecem uma atenção diferenciada. Em muitos casos, ela sugere, por exemplo, a recoleta da amostra para confirmação do resultado, contribuindo diretamente para a segurança e a precisão do diagnóstico”, destaca.
O uso da IA também contribui para a redução de erros humanos, principalmente na transcrição e interpretação dos resultados dos exames, o que aumenta a confiança nos diagnósticos. Outro benefício importante é a capacidade de monitorar e controlar a qualidade dos processos, garantindo que todos os equipamentos estejam operando dentro dos padrões necessários para entregar resultados de excelência.