Como a IA tem otimizado o setor de diagnóstico por imagem
Por Lindauro Jr
A tecnologia, cada vez mais aplicada na área da saúde, tem contribuído para o aprimoramento da jornada dos pacientes. Os impactos positivos das soluções inovadoras no cuidado incluem otimização dos exames de imagem e precisão do diagnóstico, aspectos muito importantes na promoção da saúde.
Neste processo, a inteligência artificial desempenha um papel fundamental. O machine learning, que usa os algoritmos para organizar dados e gerar insights, está cedendo espaço para o deep learning, em que o computador, por meio de algoritmos de alto nível, executa tarefas próximas daquelas realizadas pelos seres humanos.
Isto representa um grande avanço no segmento diagnóstico por complementar o trabalho dos radiologistas. A tecnologia possibilita a associação entre as informações ágeis e precisas geradas por inteligência artificial e a interpretação e análise dos profissionais de saúde.
A aplicação da inteligência artificial tem o objetivo de trazer diversos benefícios para pacientes e profissionais da saúde. Apoiado no deep learning, esta tecnologia permite resultados mais precisos e rápidos. Contribui para reduzir o tempo de exame e de laudo e, desse modo, desafogar o atendimento e viabilizar o tratamento com mais antecedência.
Uma das vantagens do uso de inteligência artificial está relacionada a uma espécie de triagem, que dá suporte para que os radiologistas possam determinar a urgência dos pacientes a partir dos laudos dos exames de imagem. A análise dos exames gera uma fila de prioridades que é avaliada pelos profissionais de saúde.
As ferramentas registram dados importantes, identificam comorbidades que possam agravar um quadro e permite acesso às informações em questão de segundos no prontuário eletrônico. Esta agilidade reflete em mais chances de cura ou de controle de doenças e, consequentemente, mais qualidade de vida para os pacientes.
Vale ressaltar ainda que nossas tecnologias que utilizam inteligência artificial, além de otimizar o tempo, proporcionam mais qualidade de imagem com doses menores de radiação ionizante, mantendo a textura original em imagens reduzidas para fornecer uma imagem ideal para diagnóstico. Este recurso identifica e conserta ruídos de imagens.
O uso da inteligência artificial no setor de diagnóstico representa um incremento de precisão, qualidade, segurança e confiabilidade dos dados. As análises feitas pelos especialistas das combinações encontradas ajudam a identificar doenças e iniciar o tratamento precocemente.
O efeito da associação entre tecnologia e expertise humana é a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e da produtividade dos profissionais de saúde, bem como a contribuição para sustentabilidade do sistema de saúde, já que a medicina diagnóstica ajuda na definição da melhor conduta clínica e, consequentemente, na otimização os recursos.
*Lindauro Jr é diretor médico de Inovação, Pós-Serviço e TI da Divisão Médica da Fujifilm Brasil.