Hospital Santa Isabel, de Blumenau, recebe certificação de qualidade

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, acaba de conquistar o Certificado do Programa Qualipres, da Unimed Blumenau, um dos principais selos de Acreditação Hospitalar da região. O “Selo de Excelência Ouro” atesta que as práticas do hospital têm foco na segurança e no atendimento de qualidade aos pacientes.

Em agosto de 2019, o HSI recebeu os avaliadores para acompanhamento por meio de prontuários, auditorias e entrevistas com os colaboradores. O objetivo era observar se o hospital cumpre os requisitos exigidos para garantir a segurança dos pacientes, em todas as etapas do processo de atendimento, cirurgia e internação, da admissão à alta.

Dentre a avaliação, foram considerados os processos de gestão segura de medicamentos, direitos do paciente e da família, anestesia e cuidados cirúrgicos, prevenção e controle de infecções, gestão e segurança das instalações, equipamentos e informações, além da capacitação e educação constante das equipes assistenciais.

O Hospital Santa Isabel já possui a Acreditação Hospitalar pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível I, que certifica a qualidade e segurança na assistência no setor de saúde. Esses selos atestam que a Instituição prioriza recursos e elabora planos estratégicos de melhoria contínua no desempenho diário dos diversos setores, gerando confiança da população.