Hospital São Francisco inaugura hospital-dia psiquiátrico
O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) dá mais um passo em seu compromisso com a saúde mental e com os princípios da reforma psiquiátrica ao inaugurar o novo hospital-dia psiquiátrico. O serviço oferece tratamento intensivo sem necessidade de internação integral, ampliando as possibilidades de cuidado e ressocialização dos pacientes.
“Esse novo hospital-dia completa nossa rede assistencial que apresenta diferentes níveis de complexidade. Esta é uma modalidade intermediária entre a internação e o ambulatório, que garante um acompanhamento intensivo em liberdade. O paciente pode receber tratamento especializado, sem abrir mão de seus vínculos familiares, sociais e profissionais”, adianta a coordenadora do serviço de saúde mental, a médica psiquiatra Bárbara Estelita. Os pacientes vão poder frequentar o hospital-dia na parte da manhã ou à tarde, de acordo com a disponibilidade de cada um.
Segundo Bárbara, a internação segue como um recurso terapêutico fundamental em situações de risco, ausência de crítica de morbidade ou sofrimento intenso, quando não é possível manter o tratamento ambulatorial. “O HSF adota proposta de internações de curta permanência, sempre articuladas com a família e com a rede de apoio extra-hospitalar. Esse é o nosso compromisso com a reforma psiquiátrica e a inauguração do hospital-dia demonstra isso”, acrescenta.
O novo espaço dispõe de quadra esportiva, oficinas de arte, salas de terapia em grupo e multimídia, recepção exclusiva, além de equipe multiprofissional reforçada. “Ampliamos o quadro de psicólogos e educadores físicos com dedicação exclusiva ao PAI [Polo de Atenção Integral à Saúde Mental Papa Francisco] e ao hospital-dia. Além disso, vamos expandir a contratação de especialistas para demais atividades diversificadas, garantindo um atendimento cada vez mais integral”, destaca o administrador do serviço, Wellington Silva.
Ao comentar a ampliação do serviço, o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro, lembrou o lema do HSF: Ser Humano é a nossa Missão. “A abertura desta nova modalidade de atendimento em saúde mental reflete esse compromisso: oferecer um cuidado integral, humanizado e contínuo, que respeite cada paciente em sua individualidade e o ajude a recuperar não apenas a saúde, mas também sua autonomia e qualidade de vida.”