Hospital Regional do Baixo Amazonas renova certificação de excelência

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém (PA), iniciou o ano de 2020 com uma importante conquista, a renovação da certificação de Acreditado com Excelência ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – maior certificação nacional de acreditação hospitalar. A certificação assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O HRBA conquistou a certificação ONA 3 pela primeira vez em 2015 e, após auditoria de reavaliação realizada no mês de janeiro, manteve o mais alto nível de acreditação.

O Hospital Regional de Santarém é uma unidade do Governo do Estado do Pará, referência de atendimento para uma população estimada em R$ 1,3 milhões de pessoas, de 28 municípios da região oeste do Pará. A certificação conquistada garante a qualidade da assistência e segurança ao paciente, por meio de padrões previamente definidos. As unidades hospitalares que aderem a este tipo de certificação, passam por auditorias periódicas, onde precisam realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos e atender a requisitos mínimos com foco na qualidade efetiva dos serviços prestados, cumprimentos à legislação, e gestão de excelência.

A enfermeira avaliadora Angelina Helena Francisco, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, entidade que realizou a auditoria no HRBA, explica os principais motivos que levaram a recomendação da permanência da ONA 3 no HRBA. “Fiquei extremamente surpresa com a qualidade que encontrei neste hospital. Os trabalhos que as equipes realizam visando a segurança do paciente são muito evidentes, por meio das ações, das análises de indicadores, e dos projetos desenvolvidos. Quando avaliamos um hospital nessa região, com as dificuldades que existem para que os projetos sejam levados em frente, ver a direção e o operacional dedicados, a gente não tem como não evidenciar isso. O HRBA está de parabéns”, ressalta Angelina.

Certificações

Para chegar ao nível de excelência, o hospital passou por uma crescente e constante evolução, que teve início em maio de 2008, quando a Pró-Saúde assumiu a gestão da unidade. A acreditação do HRBA iniciou em 2012, quando conquistou a certificação ONA 1 – Acreditado. Em outubro de 2013, apresentou um significativo crescimento e evolução de serviços, conquistando a ONA 2 – Acreditado Pleno e, em 2015, se tornou o primeiro hospital público da região Norte a obter o mais alto nível, ONA 3 – Acreditado com Excelência. A unidade já conquistou a recertificação ONA 3 em 2018, e desde então, passa por avaliações periódicas mantendo sempre o reconhecimento.

A certificação Nível 3 ONA avalia a excelência dos serviços prestados, buscando sempre a melhoria contínua dos processos. “Quando falamos em melhoria contínua, significa que estamos trabalhando sempre com desafios, buscando o aprimoramento. Hoje, quando identificado algum processo que seja um gargalo para o hospital, nosso foco é trabalhar para resolver esta situação, e logo surgem outros desafios, gerando ciclos de melhorias. Depois que nos tornamos ONA 3, nosso foco é a melhoria contínua de todos os processos em prol do usuário”, explica a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRBA, Deusilene Pontes.