Hospitais públicos investem em prevenção de lesões por pressão
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) acaba de ser certificado no Programa Closer To Zero, criado pelo Grupo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde) em parceria com a multinacional inglesa Smith+Nephew. Com isso, o HPS é o primeiro hospital público do Brasil a obter a certificação.
O Programa Closer To Zero visa estabelecer práticas seguras de prevenção de lesões por pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde. Com a conquista da certificação, o HPS pretende minimizar a ocorrência do problema, chegando à incidência próxima de zero.
Segundo Gladis Jung, diretora de enfermagem do HPS, toda a equipe do hospital estava confiante de que conseguiria obter a certificação. “Sabíamos que era possível, mas não tínhamos ideia do tamanho da mudança que precisaríamos enfrentar. Gostaria de enaltecer o engajamento da equipe de coordenadores do hospital e dizer que é possível fazer boa gestão pública. Não ficamos atrás de ninguém”, diz ela.
Alexia Costa, fundadora e diretora científica do Grupo IBES, salienta que a certificação do HPS reuniu diversos pontos fortes, entre eles, a participação de toda a equipe no programa implantação, todos estavam focados em trabalhar na divulgação e conscientização da metodologia para, comunicando, também, para pacientes e familiares.
Com toda a trajetória para essa conquista, é perceptível que a certificação do HPS é considerada um marco para a saúde pública no Brasil. “Ela é a prova de que é possível uma entidade do governo se transformar e se recriar. Depende apenas do empenho dos indivíduos que fazem parte dela e, no caso do HPS, todos levantaram a bandeira Closer To Zero com vontade e merecimento”, afirma Bruno Simões, diretor de negócios da Smith+Nephew.
“Agradecemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com esse hospital público – o primeiro no Brasil a ser certificado pelo Closer To Zero. Enfatizamos a determinação por parte da gestão do HPS para que o projeto fosse uma prioridade estratégica dentro do hospital.”, diz Elaine Costa, gerente de marketing da Smith+Nephew.
Programa Closer to Zero
O programa Closer To Zero possui o objetivo de padronizar as práticas internas de uma instituição de saúde para garantir a prevenção de lesão por pressão. Dentro do programa há uma jornada onde a instituição faz a trilha para garantir que as práticas estão sendo aplicadas da forma correta. Dentro dos desdobramentos dessa jornada as instituições encontrarão temas como:
- Aspectos gerenciais para suporte ao protocolo de prevenção e manejo de lesões por pressão.
- Prevenção e tratamento de lesão por pressão.
- Pré-requisitos para o manejo de lesão por pressão
- Diferenciação na aplicação das melhores práticas de segurança e pré-requisitos de excelência na prevenção e manejo de lesão por pressão.
Para ser certificada, a Organização precisa atender 80% dos padrões do que são detalhados no manual do programa, constatado pelas equipes de avaliadores do IBES, presencialmente, para análise das evidências fornecidas.