Estudo aponta eficácia de lentes que reduzem o avanço da miopia infantil
A miopia é uma preocupação alarmante em todo o mundo. Estima-se que, até 2020, ela terá impacto sobre mais da metade da população. A prevalência de miopia alta (- 5,00D ou maior) deve aumentar de 3%, índice atual, para 10% da população míope até 2050. Esse tipo de miopia está associada a um risco maior de patologias que ameaçam a visão, como a degeneração macular miópica, que é uma das principais causas de baixa visão e cegueira em diferentes países.
A fim de mitigar esse cenário, a HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes de óculos de alta tecnologia, desenvolveu um estudo recente de seis anos realizado pelo Centro de Pesquisa de Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong. Para sua realização, foram randomizadas 183 crianças que usam lentes de óculos D.I.M.S. e foram submetidas a uma avaliação do efeito de controle de miopia e segurança a longo prazo. Os resultados mostraram que essas lentes proporcionaram um efeito sustentado de diminuição da progressão da miopia e alongamento axial em crianças míopes que usaram a solução por até 6 anos. Por outro lado, as crianças que interromperam o tratamento não apresentaram evidência de um efeito de rebote. As descobertas das funções visuais indicaram que o uso de lentes de óculos D.I.M.S. a longo prazo não mostrou nenhum efeito adverso.
Adicionalmente, vale destacar outro estudo inédito promovido pelo Centro de Pesquisa de Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong, que acompanhou 146 crianças míopes, com idade entre 3 e 10 anos. O objetivo da pesquisa era de avaliar a eficácia de uma lente de óculos para controle de miopia (D.I.M.S.) para desacelerar o avanço da miopia em uma população de crianças europeias, em comparação com 0,01% de atropina e D.I.M.S. e atropina combinados.
Dos participantes, 53 receberam atropina, 30 receberam óculos D.I.M.S., 31 receberam atropina+DIMS, e 32 receberam óculos de visão simples. Em conclusão, D.I.M.S. e 0,01% de atropina parecem oferecer intervenções eficazes para desacelerar o alongamento axial míope e a combinação destes dois tratamentos parece mais eficaz para desacelerar a evolução da miopia. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo desse tipo a ser realizado com participantes europeus.
“A miopia ocorre quando o globo ocular cresce além do crescimento fisiológico ocular (chamada miopia axial), ou quando a córnea é mais curva que o ideal. Isso faz com que os raios de luz se concentrem na frente da retina, ao invés de focar sobre a mesma. As pessoas com a miopia axial, quando passam a fazer uso contínuo [da solução] têm uma média de 60% na desaceleração na progressão da miopia, pois a estrutura da lente permite simultaneamente desacelerar o crescimento do globo ocular e proporcionar uma visão mais clara”, conclui Celso Cunha, médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil.