Hospital Vitória é recertificado em Cirurgia Metabólica e Bariátrica

Fabiana Lins

O Hospital Vitória Anália Franco, do Grupo Americas, acaba de conquistar pela terceira vez a certificação como Centro de Excelência em Cirurgia Metabólica e Bariátrica concedida pela Surgical Review Corporation (SRC), organização americana reconhecida por desenvolver os mais respeitados programas de avaliação de hospitais do mundo. Os dois certificados anteriores foram alcançados nos anos de 2012 e 2016.

“Mais uma vez, nossa equipe especializada foi reconhecida por seguir todos os padrões estabelecidos de boas práticas, protocolos, e normas de qualidade e segurança na realização da cirurgia da obesidade, com um alto grau de comprometimento nos cuidados do paciente. A excelência é mais que uma conquista na nossa unidade, é uma cultura que adotamos e que deve ser mantida”, comemora Fabiana Lins, diretora da instituição.

O órgão certificador avalia o compromisso com a excelência, a expertise da instituição, os equipamentos e instrumentos utilizados nos procedimentos, a padronização adotada na unidade, as equipes cirúrgica e de apoio, a educação do paciente e a avaliação contínua de qualidade. De acordo com José Afonso Sallet, cirurgião do aparelho digestivo e médico responsável pelo centro, que também conquistou o título de excelência em cirurgia bariátrica e metabólica, o atendimento multidisciplinar é formado por psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas, cirurgiões e equipe enfermagem que estão preparados para cumprirem todas as etapas do processo, desde a primeira consulta, avaliação, exames pré-operatórios, cirurgia, e acompanhamento após o procedimento.

Segundo especialistas, o procedimento bariátrico é considerado o único tratamento eficaz a longo prazo para a obesidade e doenças associadas, como diabetes e hipertensão e, nos últimos anos, aumentou a procura por essa cirurgia em detrimento dos resultados satisfatórios e ganho de qualidade de vida. O Vitória é uma das 16 instituições no Brasil a conquistar essa certificação que comprova a adoção de padrões de qualidade por parte dos médicos e profissionais de saúde, garantindo a segurança do paciente. “Ficamos contentes de integrar esse seleto grupo de profissionais e proporcionar um espaço multidisciplinar e suporte adequado ao tratamento cirúrgico dos pacientes portadores de obesidade”, reconhece Fabiana.