Hospital Unimed Criciúma é Acreditado com Excelência
Prestes a comemorar seus 10 anos de fundação o Hospital Unimed Criciúma recebeu mais um importante reconhecimento que reforça o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, desde a sua inauguração em 2008, em prol da segurança do paciente e da qualidade dos serviços prestados. A partir de agora, a instituição recebe o certificado de Acreditado com Excelência (nível 3) e entra para um seleto grupo de instituições de saúde que garantiram o reconhecimento. No Brasil, por exemplo, dos 6.787 hospitais existentes, somente 118 hospitais são Acreditados com Excelência. Em Santa Catarina, dos 254 hospitais, somente quatro hospitais receberam a certificação. Na região onde atua, Sul do Estado de Santa Catarina, o Hospital Unimed é o único que está Acreditado em nível 3.
“Esta certificação demonstra a nossa seriedade em implementar os processos de saúde com foco na qualidade e na segurança do paciente. São poucos hospitais no Brasil que possuem essa certificação e isso nos orgulha. Também nos dá a credibilidade e a confiança de que estamos no caminho certo para melhor atender nossos clientes”, garante o presidente da Unimed Criciúma, Dr. Walter Ney Junqueira.
O Programa de Acreditação Hospitalar é parte importante do esforço para melhorar a qualidade da assistência prestada pelos hospitais brasileiros e visa atender os pacientes da forma mais adequada possível. Exigindo desta forma, a melhoria constante da qualidade na assistência e gestão, procurando harmonia e um serviço prestado com excelência entre as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica e assistencial.
A certificação é realizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em parceria com o Ministério da Saúde. “A Acreditação vai muito além de um certificado e reúne processos de aperfeiçoamento. E o ponto final desses processos de aperfeiçoamento é a Excelência no atendimento e também dos resultados. Trabalhamos de forma que possamos visualizar todo o processo do cuidado, nossos pacientes são inseridos em linhas de cuidado garantindo uma assistência planejada, segura e individualizada, permitindo conhecer o perfil de clientes e traçar ações de promoção a saúde. Tudo isso impacta positivamente na qualidade do serviço que é prestado”, enaltece o diretor administrativo da Unimed Criciúma, Dr. Giancarlo Búrigo. “Tivemos uma grande união entre os setores, o entendimento do trabalho realizado pelo outro, uma compreensão de todos os processos dentro da instituição. Foram estes alguns dos fatores que fizeram com que tivéssemos este reconhecimento, que fizeram com que fossemos Acreditados com Excelência”, complementa Dr. Giancarlo.
A acreditação é uma maneira formal de se reconhecer as instituições que possuem processos seguros e de qualidade. A metodologia prevê a acreditação das instituições de saúde em três diferentes níveis (Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência). A Acreditação por Excelência (Nível 3), faz com que a instituição, além de atender aos requisitos dos níveis Acreditado e Acreditado Pleno, tenha que demonstrar uma gestão de excelência, ou seja, utilize informações para a tomada de decisão e para aprimoramento de seus serviços. São acreditadas neste nível as organizações que demonstrarem maturidade da cultura de segurança, transparência e busca constante pela melhoria continua da qualidade. A certificação tem validade por três anos.
“O processo de acreditação fortaleceu a cultura da qualidade impulsionando a prática da melhoria contínua. Os processos foram redefinidos, interações fortalecidas, a segurança passou ser tratada como requisito com foco no cliente e envolvimento do mesmo no seu tratamento”, garante a coordenadora do setor de Qualidade da Unimed, Sintia Michels Steiner.
Obras de duplicação marcam os dez anos do Hospital
Simultaneamente, a ampliação tornou-se necessária em função da crescente demanda regional em todas as áreas onde o Hospital atua. A obra vai duplicar o tamanho da instituição, com dois novos prédios, incluindo 50 leitos, ampliação dos centros cirúrgicos, UTI Neonatal e áreas de apoio, o que transformará o hospital de média para alta complexidade. O espaço do estacionamento será ampliado para 340 vagas. O investimento supera R$40 milhões.
A ampliação também vai aumentar o número de profissionais na Unimed Criciúma. Serão contratados, em média, 300 novos funcionários, sendo que atualmente atuam no Hospital Unimed 507 profissionais. Já no Plano de Saúde são mais 117 colaboradores. A Unimed Criciúma conta com 401 médicos cooperados.
“Serão mais 50 leitos para dar um atendimento melhor aos nossos pacientes, uma nova sala cirúrgica e novas tecnologias. Teremos ampliação também no âmbito da saúde da mulher com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal totalmente moderna e muito necessária para a nossa região”, frisa o presidente da Unimed Criciúma, Walter Ney Junqueira,
Ainda de acordo com Junqueira, com o aumento da estrutura as cirurgias ambulatoriais também irão sofrer melhorias e novos serviços serão criados. “Com isso teremos a ampliação de todo apoio, como: cozinha, refeitório, farmácia, laboratório, centro de imagem e, pretendemos ainda, entrar na área de cardiologia com uma hemodinâmica de última geração, dando esse atendimento também necessário à nossa população”, complementa.
Atualmente, são realizados somente no pronto-atendimento da instituição em torno de 11 mil atendimentos ao mês. Já o número de cirurgias chega a 900 mensais. Além disso, são realizados mais de 50 mil atendimentos ambulatoriais e mil internações todos os meses.