Hospital Unimed Americana recebe ONA 3
O Hospital Unimed Americana (HUA) recebeu a certificação de qualidade ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação aos hospitais com excelência em gestão.
Na prática, a ONA 3 significa que a instituição é a única de sua área de ação que possui uma equipe operacional totalmente alinhada com a segurança do paciente e a qualidade assistencial.
A conquista coloca a instituição no seleto grupo dos 43 hospitais do estado de São Paulo acreditados ONA 3 e entre os 7 da RMC (Região Metropolitana de Campinas). No país, apenas 303 hospitais possuem algum selo de certificação ONA, o que corresponde a 4,45% do total.
A cerimônia contou com a presença do Dr. Péricles Góes da Cruz, superintendente da ONA, e Ana Flávia Fellix, gerente de apoio do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), instituição credenciada ONA responsável pela avaliação e certificação da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Unimed, além de diretores, cooperados e colaboradores.
A implementação de um sistema permanente de avaliação da qualidade dos serviços hospitalares se iniciou em novembro de 2012, quando o HUA obteve a certificação ONA 1 e se tornou o único hospital acreditado em sua área de ação. Este pioneirismo vem se mantendo até hoje, com a conquista da ONA 2, em julho de 2016 e, agora, com a ONA 3, que é o nível máximo desta certificação.
O Dr. Libório Cecim Albin, diretor de Recursos Próprios da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, agradeceu o esforço, a dedicação e o companheirismo de toda a equipe do hospital. “As novas tecnologias não substituem o que temos de melhor em nossa instituição que é o nosso prazer em cuidar das pessoas. Nossa diferença está no sorriso, no olhar, na vontade de ajudar, de fazer com que o paciente tenha a melhor estadia e receba o melhor cuidado”, afirmou.
A gerente de apoio do IQG, Ana Flávia Fellix referiu-se à visita de avaliação realizada no hospital. “Verificamos eficácia e eficiência, mas também encontramos colaboradores que sentem amor pelo que fazem”, disse.
Para o superintendente da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz, a certificação foi merecida e vai ser mantida. “Cada vez mais na área de saúde é preciso olhar, conversar e dar tranquilidade ao paciente. E no Hospital Unimed Americana isso é feito com qualidade e em nível de excelência”, concluiu.