Hospital Pilar inaugura triagem específica para exames de biópsia
Considerado referência em saúde por ser o único do Paraná a oferecer completa rede de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico em sua própria estrutura física, o Hospital Pilar conta agora com uma novidade.
Trata-se de um serviço completo de triagem planejado especialmente para atender os pacientes que necessitam de um exame de biópsia para que seus diagnósticos sejam firmados. A ideia surgiu ao ser constatado que muitas vezes o caminho é longo entre a solicitação do exame e o encaminhamento para a execução com um médico especialista na área.
A vantagem é que o paciente consegue ser avaliado na própria Instituição por um profissional com excelência na realização de biópsias, proporcionando agilidade e segurança com o que há de mais moderno nos métodos realizados para obtenção das biópsias.
Segundo o cirurgião oncológico do Hospital Pilar, Filipe Vieira Kwiatkowski, a Instituição possui profissionais capacitados e equipamentos de ponta voltados para diferentes tipos de biópsia. “Iniciamos um serviço de triagem específico para verificar com mais agilidade qual é o profissional adequado, bem como o método mais indicado para cada caso. Além de otimizar o tempo entre a solicitação do médico e o resultado final, há mais segurança e praticidade por fazer todo o atendimento dentro da Instituição”, explica o profissional.
Método indicado para identificar diversas doenças, desde as mais simples, como verrugas ou cistos, até os tumores, a biópsia começa quando o médico retira uma amostragem de células ou tecidos para estudo em laboratório. Com isso, é possível verificar o tipo e a gravidade da lesão que precisa ser estudada, além de detectar diferentes tipos de tumor e também algumas doenças infecciosas e inflamatórias.
As biópsias são aplicadas de acordo com a indicação médica, em diferentes partes do corpo, como fragmentos de qualquer órgão, ossos, sangue e músculo, por exemplo. O exame pode ser guiado por imagem, por meio de tomografia, ecografia e ressonância.
De acordo com o cirurgião oncológico, é importante essa agilidade para evitar que haja complicações em casos de doenças mais graves. “Quanto mais preciso e rápido for o tratamento, maiores serão as chances de cura. Essa triagem que o Hospital Pilar realiza, aliado ao complexo de saúde integrado, tornam possível um diagnóstico mais rápido e com menores riscos, possibilitando um direcionamento adequado, evitando consultas e exames desnecessários, otimizando assim o tratamento”, conclui Kwiatkowski.