Hospital Leforte realiza mesa-redonda sobre “Navegação de Pacientes”

O Hospital Leforte, em parceria com o Conselho Regional da Enfermagem (Coren), realizará quinta-feira (30/1), uma mesa-redonda sobre “Navegação de Pacientes”. O objetivo do evento é divulgar a atuação do enfermeiro navegador, profissional ainda pouco conhecido no Brasil, e discutir as perspectivas atuais e futuras dessa área.

O conceito de navegação de pacientes foi idealizado em 1990 pelo médico americano Harold Freeman, após a identificação de que principalmente pacientes com menor poder aquisitivo acabavam não seguindo todo o tratamento como deveriam. Ele percebeu, na época, que havia barreiras socioeconômicas, financeiras, culturais, burocráticas e psicológicas que dificultavam o acesso aos serviços e sistemas de saúde. Para superar essa barreira, era necessário um profissional que atuasse não só no acolhimento, mas também na organização estratégica do cuidado do paciente com câncer.

“Estamos falando de uma área muito pouco conhecida no Brasil e com um potencial extremamente elevado, visto que temos avanços de tratamentos e tecnologias que já apontam o câncer como uma doença crônica e não mais como uma notícia fatal”, afirma Renata Madrid, coordenadora do curso e enfermeira navegadora do Hospital Leforte.

A especialista destaca, ainda, a importância do profissional ser a ponte entre o paciente e a equipe multidisciplinar do hospital, com as atribuições de fazer o acompanhamento junto aos familiares em todas as fases do tratamento do câncer, incluindo os processos administrativos.

Entre os assuntos que serão discutidos durante a mesa redonda estão: as principais dificuldades vivenciadas por esse profissional; os papéis da navegação de pacientes na saúde primária, secundária, terciária e quaternária; e a navegação de pacientes e a medicina baseada em valores.


Serviço:
Mesa Redonda – Navegação de Pacientes
Local: Anfiteatro do Coren-SP (Alameda Ribeirão Preto, 82 – Bela Vista)
Data: 30/1/2020
Horário: 10h às 12h
Inscrições gratuitas por meio do site https://portal.coren-sp.gov.br/educacao/atividades/