Com verba de indenização, Hospital Ilumina é inaugurado em Piracicaba
Entregue com quase oito meses de antecedência, o Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer foi inaugurado em Piracicaba, São Paulo, com capacidade para 10.370 consultas especializadas, 75 mil atendimentos, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61,2 mil procedimentos especializados por ano. A assistência será realizada de forma totalmente gratuita para os pacientes da saúde pública.
A obra foi viabilizada com a verba procedente da indenização por danos morais coletivos do caso Shell-Basf, no valor de R$ 27.515.470,30, repassados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), ambos da 15ª Região de Campinas e também graças à doação do terreno, feita pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. Parte do valor foi destinada à compra da Unidade Móvel de Diagnóstico da Fundação, já conhecida como Carreta Ilumina, em funcionamento desde outubro de 2018.
De acordo com a cirurgiã Adriana Brasil, idealizadora e presidente do Conselho da Fundação Ilumina, a principal meta é rastrear 100% da população de Piracicaba nos cânceres de mama, colo de útero, pele e boca. “Nós queremos tirar da cabeça das pessoas que o câncer é uma doença fatal, quando descoberto no início a chance de cura é de 95%”.
Pedro Mello, secretário da Saúde de Piracicaba, explica que o objetivo é, em curto prazo, detectar mais cedo a doenças em pessoas na faixa de risco, rastreando-as em suas residências. “Um ganho fantástico para a cidade que se junta a outros dois centros de excelência. A inauguração complementa esse quadro com a excelência de rastrear a doença em fase inicial”.
Tecnologia
Com apoio da KPMG Consultoria Internacional e de profissionais da USP, o projeto liderado pelo consultor Carlos Eli, da empresa Sollis Inovação, desenvolveu sistemas de informação integrados entre si. Em curto prazo, também haverá cruzamento de dados com os da saúde pública, visando integrar todos os prontuários em um único cadastro.
Essa integração dos sistemas de informação viabilizou a criação das duas salas a da Conexão e a da Integração, que são dois espaços de telepresença. Neles ocorrerão as teleassistências dos especialistas em oncologia do Ilumina para os médicos generealistas da atenção básica.
Sustentabilidade
Por meio do trabalho voluntário do engenheiro ambiental, Douglas Brunelli, outro ponto de destaque é que o Hospital Ilumina é sustentável e de baixo impacto ambiental. O prédio, que conta com três mil metros quadrados de área construída, foi construído com aço moldável, um modelo de construção de pré-moldado que traz benefícios como a não poluição do meio ambiente, economia de tempo na execução, pouco consumo de água, diminuição considerável da quantidade de resíduos, economia de tempo na execução e economia de energia.
O projeto conta ainda com entrada de luz natural, proporcionando conforto e um sistema de ar condicionado inteligente. Além disso, tem uma caixa de água com capacidade para reter 60 metros cúbicos de água pluvial, que será liberada gradativamente, diminuindo a sobrecarga nas redes pluviais e evitando enchentes.