Hospital de Base é o maior prestador de serviços da Tabela SUS Paulista
O Hospital de Base, de São José do Rio Preto, maior cidade do noroeste paulista, é a instituição de saúde que mais prestou serviços e atendimentos ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo, em 2024. É o que confirmam os dados do DataSUS, da Secretaria da Saúde do Estado, segundo os quais o HB de Rio Preto recebeu R$ 234,9 milhões em 2024 por meio da Tabela SUS Paulista, programa do governo estadual que complementa os valores pagos pelo SUS, referentes a mais de 3 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares.
“Estes dados da Tabela SUS Paulista reforçam nosso complexo hospitalar como referência na saúde pública do Estado, pois destinamos mais de 80% dos atendimentos aos pacientes do SUS não só de nossa região, mas também de outros Estados”, afirma Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, mantenedora do Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e outras unidades.
Segundo o diretor executivo, o aumento dos valores pagos pela Tabela SUS Paulista, instituída em 2024, permitiu já no ano passado ao Hospital de Base de Rio Preto aumentar em 10% os serviços, que envolvem consultas, exames, internações hospitalares e cirurgias. Foram 3 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares no ano passado contra 2,7 milhões, em 2023. “Esta iniciativa do governo do Estado inclusive permitiu ao HB de Rio Preto realizar mutirões de cirurgias em várias especialidades que resultaram na redução das filas de espera”, pontuou o diretor executivo da Funfarme.
O Hospital de Base de Rio Preto é ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das escolas de medicina públicas mais conceituadas do Estado de São Paulo. E integra o complexo hospitalar da Funfarme, que reúne também o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Instituto do Câncer (ICA), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.
O complexo é referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes de São José do Rio Preto (SP) e outros 101 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15). Por ser centro de excelência em medicina de alta complexidade e tecnologia avançada, a Funfarme também atrai pessoas de todas as regiões do Brasil e da América Latina.
A Fundação rio-pretense é referência no cuidado com adultos e crianças em diversas áreas da saúde, como neurocirurgia, oncologia, Transplante de Medula Óssea (TMO), cirurgia geral e obstetrícia, além de cirurgia cardíaca pediátrica, com a CardioPedBrasil.
O complexo formado pelo HB de Rio Preto e as outras unidades conta com mais de 8.800 colaboradores, dos quais 1.082 médicos e 641 médicos residentes de 48 especialidades, 3.689 profissionais de enfermagem e 3.388 profissionais de outras áreas da saúde, administrativa e de apoio.
No total, o complexo hospitalar Funfarme possui 1.318 leitos, sendo 1.048 de enfermaria e 268 de UTI e o maior centro cirúrgico do interior paulista, com 46 salas para procedimentos de alta complexidade e robóticos. Para comportar tamanha estrutura, a unidade está localizada em um complexo hospitalar com mais de 100 mil m², na zona sul de Rio Preto, próximo a grandes rodovias que ligam às principais cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A instituição possui uma das maiores Urgências e Emergências do Estado, com área de 4.500 metros quadrados, reunindo 125 pontos de cuidados, duas salas de classificação de risco, quatro salas de procedimentos, quatro quartos de isolamento, além de consultórios médicos, sala de urgência e emergência e recepção. Esta nova área, inaugurada em novembro de 2024, permitiu ao HB ampliar sua capacidade para até 10.700 atendimentos por mês, consolidando-se como uma das maiores instituições especializadas em trauma e emergências de modo geral no Estado de São Paulo.
A Urgência e Emergência funciona 24 horas, com equipes especializadas em trauma, dor torácica e AVC (acidente vascular cerebral), com profissionais altamente capacitados, além de todos os médicos das especialidades clínicas e cirúrgicas do HB. Em 2024, o setor realizou 5.628 atendimentos de trauma e 1.127 atendimentos de AVC.