Hospital BP implanta classes hospitalares em ala pediátrica
A internação hospitalar sempre gera angustia e preocupação por parte de familiares e amigos. Quando se trata de uma criança ou adolescente, além da preocupação com a saúde, os pais também ficam apreensivos em relação a educação dos filhos, que muitas vezes precisam passar longos períodos internados, correndo o risco de atrasar o aprendizado ou, até mesmo perder o ano letivo.
Pensando nisso o Hospital BP, um dos hospitais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, implantou uma estrutura com duas classes hospitalares em sua ala pediátrica. O serviço, que é assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atende aos pacientes que estão matriculados regularmente no sistema de ensino público ou privado do Brasil.
“Oferecer um ambiente acolhedor às crianças e jovens da pediatria, mesmo em momento de tratamentos simples ou complexos, é um ganho para a educação para todos”, afirma Luiz Eduardo Bettarello, Superintendente-Executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP. Para ele, “possibilitar que o aluno não sofra defasagem educacional, tranquiliza principalmente os pais e responsáveis, maiores interessados na educação dos filhos”
As aulas são ministradas de acordo com a necessidade e limitação física e educacional da criança ou jovem. Para isso, além da utilização da sala de aula tradicional, as pedagogas, com a liberação da equipe de enfermagem responsável, podem conceder as aulas no leito onde a criança está, inclusive, em casos de isolamento.
“É nítido os benefícios que as atividades educacionais têm no dia a dia das crianças e jovens. Eles se sentem acolhidos pela equipe e mais otimistas em relação ao próprio tratamento”, comenta Sonia Bertha, coordenadora da Classe Hospitalar do Hospital BP.
Além das aulas regulares que têm o acompanhamento das professoras, as classes hospitalares da instituição têm como grande diferencial a brinquedoteca e um calendário anual com diversas atividades como o “acampadentro” com cinema e a culinária pedagógica.