Hospital Anchieta recebe Selo Segurança do Paciente do IBSP
O Hospital Anchieta foi agraciado com o Selo Segurança do Paciente, premiação que tem por finalidade incentivar a adoção de boas práticas, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde, por meio da implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos.
Equipes da Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), estiveram em Brasília, para a entrega da certificação aos gestores do hospital.
A adoção de boas práticas na gestão de incidentes, incluindo a notificação, classificação, investigação e tratativa de eventos adversos é realizada por meio do sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente. A ferramenta permite ainda a identificação e comunicação precoce de circunstâncias de risco.
O diretor técnico do Hospital Anchieta Taguatinga, Deivson Mundim, destaca que incorporar esses hábitos é fundamental para o processo de aprendizagem hospitalar e para a oferta de um serviço de assistência mais seguro e de melhor qualidade.
“Quando falamos de foco no paciente, não estamos tratando só da qualidade técnica assistencial, mas na segurança de todos os componentes desse selo, o que faz com que a instituição se antecipe ao risco, mapeando e estabelecendo processos que mitiguem a incidência ou a consolidação de algum dano ou que coloque a integridade do paciente em risco”, afirma o diretor.
Mundim afirma, também, que é necessário cultivar um ambiente de segurança psicológica e incentivo às notificações, que são instrumentos indispensáveis à gestão do risco e à implementação dos processos de melhoria.
Diretor médico corporativo do grupo Kora Saúde, Dario Ferreira observa que a assistência à saúde é muito complexa.
“Alguns estudioso comparam a complexidade de um hospital às indústrias mais difíceis. A importância desse certificado é que podemos identificar possíveis falhas e corrigir a tempo. O selo mostra que estamos fazendo da melhor forma possível”, comemora Dario.
Para a fundadora e diretora de Novos Negócios do IBSP, Karina Pecora, é fundamental que os profissionais de saúde façam a notificação e identifiquemos potenciais eventos adversos ou que possam causar algum dano para pacientes. “O IBSP chancela esse processo por ser um apoiador do movimento internacional e nacional da Segurança do Paciente”, finaliza.