Hospital de Amor aposta na captação de recursos por meio de IR devido
O Hospital de Amor (denominação do antigo Hospital de Câncer de Barretos) promove neste mês de dezembro uma campanha informativa em prol da arrecadação de recursos de pessoas e empresas que queiram doar parte de seu imposto de renda devido.
“Esta destinação de recursos é fundamental para mantermos os programas gratuitos de excelência em tratamento, educação, prevenção e diagnóstico precoce que beneficiam milhares de pessoas em todo o país. A renda gerada ajudará a diminuir o déficit operacional mensal de mais de R$ 45 milhões. São 13.400 novos casos oncológicos diagnosticados por ano.”, afirma Henrique Moraes Prata, Diretor de Responsabilidade Social do Hospital de Amor.
Pessoas físicas podem deduzir até 3% de seu imposto devido. As doações podem ser feitas para o fundo da criança e do adolescente e para o fundo do idoso. “O contribuinte não perde, já que o incentivo fiscal é um instrumento usado pelo governo para estimular atividades específicas por prazo determinado, permitindo que ele, contribuinte, escolha a destinação de uma parte dos impostos que já pagaria. Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução de iniciativas sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivas, em benefício de várias pessoas”, diz Prata.
É uma possibilidade pouco divulgada (apenas 20% das empresas e 4% de pessoas físicas doam), mas pode fazer uma diferença enorme em projetos de saúde pública no país.
Para o Gerente de Parcerias Corporativas, Cleber Delalibera, 60% das empresas no Brasil, tomam a decisão de destinar o imposto de renda devido entre os dias 05 e 15 de dezembro, quando têm maior previsão do lucro real. ” A receita federal tem facilitado o processo de doação por meio de informes automatizados e que geram mais transparência e confiança por parte do doador, sendo assim, nosso compromisso é divulgar amplamente essa possibilidade a fim de trazer recursos para que o hospital continue seu trabalho filantrópico em ensino, pesquisa e tratamentos oncológicos que é referência na América Latina”, completa.
Informações completas de como fazer a doação estão disponíveis no site.