Hospital Municipal de Araguaína recebe recertificação Qmentum
É do interior do Tocantins, da cidade de Araguaína, no norte do país, um dos dez hospitais públicos brasileiros acreditados internacionalmente. O HMA – Hospital Municipal de Araguaína reafirmou o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, o mais alto do programa com sede no Canadá. A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em 35 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. No Brasil, 77 hospitais, entre privados e estaduais, são acreditados. No mundo, são 15 mil instituições de saúde.
“Talvez conseguir da primeira vez seja mais fácil. O difícil é manter os padrões e subir o nível, ainda mais em um cenário de epidemias e surtos pelo qual estamos passando. Este resultado nos enche de orgulho e motivação, mostrando que o caminho sempre será o humano, o íntegro, o transparente e de total dedicação ao que se acredita”, pontua José Maria Sinimbu, superintendente técnico do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela operacionalização da unidade.
Hospital SUS
Custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o HMA é vinculado ao SUS – Sistema Único de Saúde. O hospital possui 61 leitos e é referência em Pediatria para toda a macrorregião norte de saúde do Estado do Tocantins.
A unidade oferece serviços de UTI Pediátrica, Internação Pediátrica, Cirurgia Cardíaca Pediátrica e Neonatal, Cirurgias Pediátricas eletivas e de urgência. Também oferece à população exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia.
“Esta certificação é um marco na história do hospital e vai trazer mais benefícios que vão impactar diretamente a comunidade, que vai continuar sentindo segurança em trazer suas crianças para ter um atendimento de qualidade e excelência”, afirma Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína.
A metodologia é aplicada no Brasil pelo IQG, por meio da Joint Venture com o HSO – Health Standards Organization.