Hermes Pardini, do Grupo Fleury, amplia automação total para testes de alergia
O Enterprise é um modelo integrado de processos produtivos em Medicina Diagnóstica, criado em 2018 para revolucionar o processamento de exames de análises clínicas no mundo. Agora, mais um avanço no processo produtivo do parque tecnológico instalado no Núcleo Técnico Operacional da marca Hermes Pardini, do Grupo Fleury, em Minas Gerais: exames de alergia passam a integrar a plataforma, ampliando o escopo da automação.
O resultado está na melhoria da experiência dos clientes, como a utilização de uma menor quantidade de tubos para a realização dos exames resultando em uma redução de 7 toneladas de resíduos/ano, além da diminuição dos prazos de entrega para cerca de 250 memônicos. Mantendo seu pioneirismo, o laboratório é o único do País com os exames de alergia conectados à automação, segundo a Siemens.
Desde a primeira fase de sua implantação no Núcleo Técnico Operacional do Hermes Pardini, em Minas Gerais, de maneira integrada e simultânea, a plataforma de automação organiza e dinamiza toda a operação, cria incontáveis possibilidades de evolução e inovação para o negócio, além de revolucionar a experiência do cliente. De maneira 100% digital, em qualquer lugar do Brasil, é possível rastrear todas as amostras, solicitar novos testes e interagir com assessores científicos da rede de laboratórios. Tudo isso aliado a uma robusta malha logística que chega, diariamente, a mais de 2 mil municípios brasileiros, por meio do Lab-to-Lab Pardini.
Para implantar o Enterprise, os maiores setores da empresa foram integrados: a Central de Distribuição de amostras (CDA), a Linha Verde (área produtiva dedicada à execução automatizada de exames bioquímicos, hormonais e investigação de doenças infecto contagiosas) e Linha Amarela (linha produtiva dos exames hematológicos e imunológicos, esse último é composto por um grande menu de exames alérgicos). O grande menu de exames do laboratório Hermes Pardini executados na Linha Amarela, conta com a pesquisa de anticorpos IgE específicos para mais de 300 antígenos variados.
Até então, havia um fluxo semi-automatizado para execução de exames de alergia, onde se faz necessário a intervenção humana para carregar de forma contínua o equipamento com amostras de pacientes destinados a realizar exames de alergia. Buscando entregar exames em um menor tempo e reduzir resíduos, o desafio era implantar a automação total para o processo de execução de exames de alergia para detecção de anticorpos IgE em amostras de soro de forma 100% automatizada.
Dessa forma, o laboratório atingiu qualidade máxima, preço acessível e agilidade no tempo de entrega dos resultados. Segundo o Diretor Técnico de Análises Clínicas do Hermes Pardini/Grupo Fleury, Guilherme Birchal Collares, essa tríade, qualidade, custo e agilidade é de fundamental para diagnostico acompanhamento e tratamento de doenças distintas, considerando que, cerca de 70% das decisões são tomadas com base em exames complementares. “A automação total possibilita a integração das fases pré-analítica, analítica e pós-analítica de um processo laboratorial, somado ao mínimo de intervenção humana e garantindo um resultado rápido e sustentável”, explicou Guilherme Collares.
Do ponto de vista de negócios, o Enterprise também traz inovações significativas. O modelo estabelece um novo relacionamento comercial com fornecedores, substituindo a aquisição direta de reagentes pelo pagamento por teste reportado, além de bônus de performance; muda o controle de estoque de matéria-prima, por meio do sistema Just in Time; reduz o volume de resíduos sólidos e amostras biológicas e o volume de água utilizada na produção.