Healthtechs apostam em novos meios de pagamento

Por Maria Cristina Kopacek

Não deve ser novidade para você o termo healthtech, ou seja, startups que oferecem soluções para a área de saúde. Segundo levantamento desenvolvido pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, o número de healthtechs no país aumentou 16,11% entre 2019 e 2022. A mesma pesquisa indica que as 596 startups mapeadas fazem parte de 35 categorias, como oncologia, nutrição, planos e financiamento, autismo, bem-estar físico e mental, inteligência de dados, sênior techs e saúde no trabalho. Dentre essas, as mais ativas são planos e financiamento (8,31%), seguidas por gestão de processos (7,81%) e exames e diagnósticos (6,80%).

Além disso, as startups mapeadas pelo estudo da Liga Venture movimentaram R$1,79 bilhão, distribuídos em 36 operações de fusões e aquisições. Tais dados nos mostram que o setor de saúde tem se aplicado na procura, implementação e ofertas tecnológicas que ajudem tanto o paciente quanto as instituições do setor.

O aprimoramento das formas de pagamento ganhou força justamente porque o paciente, atualmente, deseja ser impactado por diferentes maneiras de efetuar a compra de uma consulta ou exame. Já tem se tornado ‘comum’ que grandes hospitais e clínicas apostem em plataformas de Bank As A Service justamente para criar um cartão de crédito próprio, programas de cashback ou outros serviços que ajudem a atrair e fidelizar seus pacientes.

Muitas dessas ferramentas têm sido utilizadas com o objetivo de construir uma verdadeira jornada digital. Afinal, assim como o paciente se tornou 5.0, demandando por atendimento, processos e pagamentos digitais, as instituições de saúde (sejam hospitais ou clínicas) também devem se aprimorar, digitalizar e subir a régua de entregas para todo seu ecossistema.

Apesar dos inúmeros avanços, um ponto que merece atenção redobrada é com relação a infraestrutura, que é uma barreira para a implementação de algumas tecnologias, visto que ainda existem áreas remotas sem acesso a qualquer meio de comunicação. Porém, acredito que quando falamos sobre inovações, a pandemia foi o divisor de águas para muitos segmentos, e o da saúde foi um deles.

A verdade é que os hospitais, clínicas e laboratórios precisam se aprofundar cada vez mais nesse universo tecnológico se quiserem proporcionar um atendimento 360 mais qualificado para seus pacientes e clientes. Todas essas mudanças digitais – telemedicina, prontuários eletrônicos, teleconsulta, farmácias online e meios de pagamentos mais atualizados e customizados sinalizam para um futuro mais automatizado e conectado. Nessa perspectiva, o paciente se deslocará cada vez mais para o centro de toda a jornada de cuidados com a saúde. Por isso, é preciso ficar atento às tendências!


*Maria Cristina Kopacek é Co-fundadora da Idez.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.