Programa de boas práticas clínicas em cardiologia certifica hospitais do SUS
A adoção de diretrizes assistenciais em cardiologia nos hospitais é essencial para diminuir os índices de mortalidade de pacientes acometidos por doenças cardiovasculares. Por isso, o programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC), realizado pelo HCor por meio do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, acaba de certificar dez hospitais do SUS como Centros de Excelência em Cardiologia.
A certificação, que é concedida pelo HCor, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, e American Heart Association (AHA), é uma forma dessas instituições serem reconhecidas pela adesão em mais de 85% às práticas clínicas preconizadas mundialmente, como explica Fábio Taniguchi, médico líder do projeto no Brasil pelo HCor.
“O programa Boas Práticas Clínicas é um programa focado em qualidade. No Brasil, o BPC monitora 21 indicadores em três condições: síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial, com o objetivo principal de avaliar as diretrizes na prática médica. Também foram desenvolvidas ações em diversas frentes, como produção de materiais educativos para pacientes, realização de webinars periódicos para profissionais de saúde, e acompanhamento contínuo na implementação de ferramentas de melhoria em processos assistenciais nos hospitais acompanhados” destaca Taniguchi.
O especialista destaca ainda que os resultados em 2020 já estão equiparados a países como Estados Unidos e Reino Unido. “Há um enorme potencial para melhoria em nossos resultados, no entanto, após cinco anos de projeto observamos melhorias nos resultados dos indicadores que estão alinhados ao mundo. Para o eixo de fibrilação atrial, os resultados observados hoje são superiores aos da China, por exemplo, o que nos orgulha e mostra o comprometimento dessas instituições, mesmo em um cenário desafiador com a pandemia da Covid-19”.
Os hospitais certificados pelo programa BPC em 2020 foram:
• Santa Casa de Misericórdia de Maceió (AL)
• Hospital Ana Nery – Salvador (BA)
• Hospital de Messejana – Fortaleza (CE)
• Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)
• Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG)
• Hospital Santa Lúcia – Poços de Caldas (MG)
• Hospital de Clínicas Gaspar Vianna – Belém (PA)
• Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – Curitiba (PR)
• Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro (RJ
• Hospital São Paulo – São Paulo (SP)
Presente em diversos hospitais do SUS em todo o Brasil, o programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia é uma adaptação do projeto Get With The Guidelines, da AHA, para o contexto brasileiro. Por meio de uma série de indicadores de monitoramento, o projeto acompanha a evolução na qualidade do serviço de saúde prestado, e na melhoria de desfechos clínicos, como qualidade e vida e percepção de saúde nos pacientes.