Maior centro hospitalar da AL, HCFMUSP anuncia expansão
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), maior centro hospitalar da América Latina situado em um complexo de 600 mil metros quadrados, será ampliado para atendimento e expansão de sua atuação no ensino e na produção científica. Com recursos liberados pelo Governo de São Paulo, dois novos prédios serão construídos, para a instalação de um novo centro de pesquisas clínicas e do Instituto “Dr. Ovídio Pires de Campos”, que irá aumentar a capacidade de atendimento do hospital em oftalmologia, otorrino, bucomaxilo e cabeça e pescoço.
O novo Instituto “Dr. Ovídio Pires de Campos” irá se juntar aos demais nove já existentes no complexo. Terá 14 andares e ocupará uma área de 19 mil m², com 14 salas cirúrgicas, 17 leitos de recuperação cirúrgica e outros 10 de UTI.
A nova estrutura permitirá ao hospital aumentar em 178% a capacidade mensal de realização de cirurgias ambulatoriais, em 75% a realização de cirurgias de grande porte, que necessitam de internação, e em 47% as consultas ambulatoriais nas especialidades abrangidas.
Já o novo centro de pesquisas clínicas contará com nove andares em uma área de aproximadamente de 9,5 mil m². Será uma estrutura centralizada e totalmente profissionalizada para o recrutamento e acompanhamento de pacientes e voluntários dos estudos clínicos que são realizados no complexo do HC, seguindo os mais altos padrões nacionais e internacionais em pesquisa avançada.
Recordes de atendimentos
Somente em 2024, 34,7 mil cirurgias eletivas e 6,3 mil cirurgias de urgência. Além disso, foram feitas 2,98 milhões de consultas ambulatoriais, 143,1 mil atendimentos de urgência e emergência, 73,4 mil internações hospitalares, 1,05 milhão de exames de imagem 12,8 milhões de exames de análise clínicas.
O HC é atualmente responsável por 32,4% de todas as internações diagnósticas de alta complexidade realizadas no estado de São Paulo e de 35% dos atendimentos de casos complexos de toda a capital paulista. O complexo conta hoje com 20 mil colaboradores diretos e outros 3 mil indiretos.
Segundo Antonio José Rodrigues Pereira, superintendente do HC, a implantação da tabela SUS paulista pelo Governo de São Paulo auxiliou de forma expressiva a financiar os procedimentos de alta complexidade, permitindo que o HC batesse recordes de atendimentos em 2024 e fosse reconhecido mundialmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil e um dos melhores do mundo.
Ele destaca ainda a importância da gestão do complexo pelo Conselho Deliberativo, formado por professores titulares da FMUSP, da atuação do Conselho de Planejamento e Controle da instituição, ressaltando, também, que um dos motivos para entregar um alto valor para a sociedade é a sinergia entre a Superintendência do HC e a Diretoria Clínica, a cargo do professor Edivaldo Utiyama.
Localizado no bairro de Cerqueira César, zona oeste da capital paulista, o HCFMUSP, dispõe atualmente de 2,7 mil leitos em seus institutos Central, do Coração (InCor), de Radiologia (InRad), de Psquiatria (IPq), da Criança e do Adolescente (ICr), de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), de Ortopedia e Traumatologia (IOT)), de Câncer (Icesp) e o Instituto Perdizes, este último inaugurado em 2022 para atendimento a pacientes com quadros graves de dependência em álcool e drogas.