Hospital Amaral Carvalho recebe acreditação ONA 2
O Hospital Amaral Carvalho (HAC) tornou-se o único hospital filantrópico de atendimento SUS especializado em oncologia do País com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 2. O reconhecimento foi anunciado depois de um novo processo de inspeção pela empresa IQG Health Services Accreditation, que além de avaliar os critérios de segurança, também comprovou a excelência da Instituição no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades.
“A certificação é reflexo do empenho de todas as equipes e ressalta a qualidade dos nossos serviços. Sempre buscamos atender com excelência e o selo ONA mostra que trabalhamos seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança”, comemora o diretor-superintendente do HAC, Antonio Navarro.
Segundo dados da Organização Nacional de Acreditação, 95 hospitais brasileiros são acreditados ONA Nível 2. Desses, 38 são do Estado de São Paulo. Entre os filantrópicos, 16 possuem o selo em todo o País e apenas seis, agora contando o Hospital Amaral Carvalho, em São Paulo. Somente o HAC consta como hospital especializado em câncer entre os 16 do Brasil com o reconhecimento.
“Ao longo dos últimos anos, nos empenhamos para melhorar a qualidade dos cuidados oferecidos aos pacientes e acompanhantes e proporcionar um ambiente mais seguro. Isso nos trouxe agilidade para trabalhar, minimizou erros e pudemos nos ater ao próximo passo. A ONA 2 é resultado da mobilização de todos os setores do hospital que trabalharam para manter o que já havíamos conquistado e avançar ainda mais, nos colocando em um lugar de referência no cenário da saúde brasileira”, comenta a diretora de Desenvolvimento em Saúde da Instituição, Cristina Martins Moro.
O HAC, referência nacional no tratamento oncológico e transplante de medula óssea, recebeu o selo de qualidade ONA nível 1 em 2019 após avaliação da gestão de processos, qualidade do atendimento e segurança do paciente ofertados pela unidade.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital Amaral Carvalho é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.