Grupo RPH fecha parceria para fabricação de radiofármaco no Brasil
O Grupo RPH acaba de firmar parceria com a Telix Pharmaceuticals Limited, que inclui a transferência de tecnologia para fabricação do illuccix no Brasil. O produto é indicado para exames de imagem diagnóstica para Câncer de Próstata e estará disponível no mercado brasileiro a partir de 2022. O produto já recebeu autorização excepcional concedida pela Anvisa, que permite o início da produção antes da aprovação regulamentar completa, prevista para o próximo ano.
De acordo com a empresa brasileira, a excepcionalidade facilitará o acesso ao que há de mais avançado no diagnóstico de câncer da próstata em todo o Brasil, um mercado em grande expansão para produtos radiofarmacêuticos marcados com 68Ga.
Christian Behrenbruch, CEO e Diretor Geral da Telix, explica que “o câncer da próstata é o mais frequentemente diagnosticado nos homens no Brasil, com aproximadamente 65.840 novos casos por ano. A imagem de PET com 68Ga-PSMA-11 tem o potencial de ter um impacto profundo, permitindo aos médicos a detecção de câncer de próstata e metástase. Estamos ansiosos por trabalhar de perto com o nosso parceiro, Grupo RPH, facilitando o acesso aos pacientes no Brasil”.
O Vice-Presidente de Medicina Nuclear & Inovação do Grupo RPH, Rafael Madke, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com um líder mundial global como a Telix Pharmaceuticals Limited e com a autorização excepcional, que só é concedida em circunstâncias especiais. A partir de 2022, esperamos desempenhar um papel importante na transformação dos diagnósticos dos homens com câncer da próstata”, conclui.