Grupo Pardini registra recorde de exames no primeiro trimestre

O Grupo Pardini divulgou seus resultados operacionais e financeiros com recordes, referentes ao período do primeiro trimestre do ano (1T21). Destaca-se o volume de exames (32,5 milhões) – novo recorde histórico de volumetria da empresa em um trimestre – que gerou uma receita bruta (R$ 513,5 milhões). Além disso, lucro bruto (R$ 137,1 milhões), lucro líquido (R$ 50,1 milhões) e o EBITDA (R$ 106,4 milhões) mostram uma tendência de recordes financeiros e de produção comparando com os 1Ts anteriores. De acordo com o Grupo, performance é consequência de investimentos em tecnologias produtiva, logística e digital, além de uma gestão eficaz dos indicadores de volume, preço e despesas administrativas.

Nesses três primeiros meses de 2021, a empresa reforçou de maneira consistente seu papel fundamental no controle e diagnóstico epidemiológico com qualidade e assertividade. Foram mais de 1,1 milhão de testes Covid-19, cerca de 10% acima do 4T20, novo recorde trimestral desse tipo de exame. Na gestão dos contratos com operadoras e planos de saúde, houve reajustes junto a praticamente todos os players. Vale destacar a extensão de credenciamento com planos de saúde nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, aumentando o acesso à Medicina Diagnóstica no país. Outro importante movimento comercial que levou ao aumento do lucro foi a recomposição de preços instituído no L2L no mês de março, o que marca uma nova dinâmica de repasse de preços no mercado de apoio.

Hermes Pardini – NTO, Nucleo Tecnico Operacional

Unidades de Atendimento (PSC)

No primeiro trimestre do ano, período que é tradicionalmente mais desafiador em termos de volumetria, o PSC obteve recordes de volume, receita bruta, lucro bruto e EBITDA. O volume total de exames no trimestre cresceu 20,8% em relação ao 1T20, tanto em análises clínicas quanto em imagem, e ambos cresceram dois dígitos. Mesmo quando desconsiderados os exames relacionados à Covid-19, o aumento foi de 15%. O crescimento de dois dígitos foi apurado tanto em análises clínicas quanto em exames de imagem.

Em tempos de pandemia esse crescimento só foi possível com investimento em tecnologia, tanto para o serviço em domicílio quanto para o autoatendimento nas unidades. “Estamos oferecendo ao cliente uma experiência 100% digital e aumentamos a receita em 240% comparando com o mesmo período de 2020. O serviço domiciliar cresceu 185% e as interações via WhatsApp cresceram 202%, com aumento na taxa de conversão (exames agendados)”, comentou o presidente executivo, Roberto Santoro.

Roberto Santoro, presidente executivo do Grupo Pardini

Modelo de negócio B2B (L2L)

No 1T21 do L2L, a evolução em volume foi de 36% no total de exames e cerca de 30% de exame de Covid, gerando crescimento na receita bruta próximo de 60%. Houve redução de mais de 10% no custo unitário de produção de exame de Covid, em relação ao ano anterior. “Isso foi possível devido ao crescimento de volume/mix, além da recomposição de preços nos testes reportados. Investimos em tecnologia para atender, em larga escala, hospitais e laboratórios do país inteiro”, explicou o presidente executivo.

E ainda, as novas fontes de receita do L2L (NTHs – Núcleos Técnicos Hospitalares e a Pardis Distribuidora) já representaram no 1T21 cerca de 5% da receita bruta do L2L (evolução de 41% na Distribuidora em relação ao 4T20). “Vale ressaltar que ambos os negócios já superaram o breakeven point, ou seja, apresentam rentabilidade positiva apesar do curto espaço de tempo desde sua criação. Já são dois NTHs em operação e estamos em negociações avançadas para mais uma parceria no Norte/Nordeste nos próximos meses”, adiantou Roberto Santoro.

Com a mais ampla infraestrutura de malha logística entre os players de Medicina Diagnóstica do país e tecnologia produtiva capaz de atender em larga escala, os resultados das duas principais unidades de negócio da companhia refletem, portanto, a ampla presença e capilaridade do grupo no setor e sua relevância para toda a cadeia de saúde.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.